Associados do Sindicato do Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Riachão do Jacuípe (STTRJ) sempre foram cobiçados pelos tradicionais políticos do município, afinal são mais de seis mil pessoas capazes de decidir qualquer eleição. Imaginar que o atual prefeito Zé Filho (PSD) foi eleito com 7.153 votos (34,59%) que o segundo colocado Carlinhos Matos (DEM) obteve 6.687 (32,34%), Laurinho (PTN) 6.650 ( 32,16%) e Marcos de Zico 187 (0,90%), os sindicalistas despertaram para uma possível candidatura própria.
Aliados do governador Rui Costa, o presidente João Batista e o diretor de Finanças Teodomiro Paulo não deixam de participar de nenhum ato do Governo, assim como aconteceu em Retirolândia na última segunda-feira, 02, quando o chefe do executivo baiano esteve entregando obras naquele município e viaturas para a PM do 16º Batalhão.
Segundo Teodomiro Paulo nas últimas décadas o Sindicato vem ajudando eleger prefeitos, e agora é o momento de ser ajudado pelos políticos e a população rural e urbana, “porque entendemos que temos competência para fazermos uma boa gestão”. garante do sindicalista que já foi vereador do município.
Apesar da reportagem iniciar mostrando o resultado das eleições de 2016 o que motiva os sindicalistas, Teodomiro diz que o ‘teste’ mesmo foi feito nas eleições estaduais de 2018, “como teste deu certo o remédio agora é continuar, na verdade o pessoal não sabia da força nossa para repassar votos para deputados, e conseguimos dar 989 votos a Daniel Almeida (PCdoB) que nunca havia recebido nas urnas de Riachão. Daniel foi um dos 39 eleitos.
Outro que ele considerou ter dado boa votação foi Cláudio Bastos ex-presidente da FETAG no total de 628 votos, ele não se elegeu, mas Teodomiro entende que o Sindicato dentro de sua estrutura econômica não podia ter feito mais, pois foi um voto consciente.
O presidente João Batista disse que a decisão não é apenas dele e Teodomiro, como toda diretoria e só resta agora atender a solicitação e a mesma diretoria posteriormente indicará o candidato a prefeito. João disse que já repercute a ideia de candidatura de um sindicalista e lideranças já se aproximam querendo saber se a entidade está determinada a lançar candidato.
Vale lembrar que o STTRJ tem atuado bastante no município e promove anualmente dois grandes eventos. Dia da Mulher em 8 de março e o Dia do Trabalho (1º de Maio) considerado um dos maiores da Bahia.
Redação CN