A seleção de Valente está entre as 16 melhores do Intermunicipal 2019 e neste domingo vai para o primeiro de dois confrontos contra a seleção de Itamaraju, cidade do Sul da Bahia com a missão de tentar repetir o feito de 2011 quando enfrentou esta mesma seleção no mata mata e venceu os dois duelos.
Na ocasião o primeiro jogo foi no sul do estado e a seleção valentense venceu por 1 a 0, gol de Tony Galego. Na segunda partida precisava apenas do empate ou perder por um gol de diferença, mas voltou a vencer com apoio maciço de sua torcida por 2 a 0. Tony Galego e Marco Nery despacharam os adversários na ocasião.
Valente enfrentou Santaluz nas semifinais. A primeira partida Valente foi a Santaluz e não tomou conhecimento daquela que não conhecia nenhuma derrota jogando em seus domínios e venceu por 2 a 1. Era a oitava vitória de nove jogos disputados fora de casa da seleção valentense.
A seleção de Santaluz dona do melhor ataque do campeonato não se abateu com a derrota, embora reconhecesse que seria uma missão quase impossível fazer mais de dois gols de diferença fora de casa para garantir a vaga. Para Valente o empate bastava para ir à final pela primeira vez, mas acabou sendo goleado por 4 a 0.
Portanto, para concretizar o sonho do primeiro título do Intermunicipal, Valente precisa fazer um bom resultado, na classificação geral do Intermunicipal segundo a Federação Bahiana de Futebol, Valente está em 12º lugar enquanto Itamarajú ocupa a 5ª posição, por isso tem a vantagem de decidir a vaga diante de sua torcida.
Diferente de Santaluz e Coité, primeiro e terceiro lugar respectivamente, ambas neste domingo jogam a primeira fora de casa contra Madre de Deus e Conceição da Feira.