Apesar do forte calor durante todo o dia desta sexta-feira, 1º, o cemitério municipal de Conceição do Coité, (cemitério velho) recebeu grande movimentação de pessoas que se dirigiram a necrópole com objetivo de limpar e ornamentar os jazigos que serão visitados neste sábado, 2, Dia de Finados.
A reportagem do Calila Notícias encontrou já no finalzinho da tarde o casal Zé de Leto e Dona Ana fazendo limpeza, colocando flores e acendendo velas para os filhos gêmeos Cosme e Damião que tiveram morte trágica por afogamento em fevereiro de 1992. Eles estavam se divertindo no açude de Itaurandi, uma das principais áreas de lazer da região, quando um deles se afogou e o outro na tentativa de salvar acabou morrendo.
Eles tinham 21 anos quando perderam a vida e na ocasião abalou a cidade por serem jovens de uma família tradicional e queridos por todos.
Dona Ana ao receber o CN não conteve ás lágrimas, disse que nestes 27 anos que eles a deixou, jamais fica um dia sem lembrar. “O momento das refeições é o que mais lembro deles”, disse.
Quanto a presença no cemitério, disse que chegou por volta das 17h e não tem horário pra ir embora. ” A gente tem realizado limpeza aqui quase toda semana, e quando a gente faz isso eu sinto que eles ficam felizes no espaço florido e limpinho. Depois que tiver limpo e as flores no lugar e velas acesas, faço minhas orações e depois vou embora”, disse Dona Ana com a expressão de riso e choro.
Zé de Leto lembrou que os jovens tinham 21 anos e se aqui estivessem estariam com 49.
Na entrada do cemitério alguns ambulantes estão comercializando flores artificiais com preços a partir de R$ 5. O movimento maior neste sábado ocorrer após a celebração da missa pela manhã e no fim da tarde quando diminui o calor.
Vale lembrar que outro cemitério o Recanto da Saudade localizado na região do Açude de Itaurandi inaugurado em 2010 é outra referencia da cidade onde está sepultado outras centenas ou milhares de coiteenses.