O Haras Rios & Rios na cidade de Valente no território do sisal da Bahia foi o grande palco de realização da 2ª Copa de Marcha do Cavalo Mangalarga ocorrido nos dias 2 e 3 de novembro. O evento que é chancelado pela Associação dos Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador do Brasil recebeu cerca de 180 animais de outros estados brasileiros, além da Bahia, teve inscrição do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Alagoas e Sergipe.
Segundo o advogado Thiago Mota |Rios & Rios, diretor do Haras, nos dois dias de atividades o espaço recebeu cerca de 8 mil pessoas que prestigiaram algo inédito na região, já que nunca foi realizada nenhuma copa oficial do Mangalarga Marchador.
Além de um público voltado para o setor a exemplo de criadores, peões, apresentadores e famílias que amam a atividade Mangalarga, contou com a presença do deputado federal e criador João Roma, deputado estadual Alex da Piatã, vereador de Salvador Kiki Bispo e prefeitos de vários municípios, “o que nos orgulha é demonstrar a força que a raça Mangalarga Marchador tem diante ao público e a economia da região local, regional e nacional”, disse Thiago.
Tiago disse ainda que conseguiu a chancela da Associação dos Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador do Brasil desde a I Copa realizada no Haras Rios & Rios, porém, “este ano dobrou a quantidade de dias e triplicou o público, temos orgulho em dizer que Valente está sendo a sede do Mangalarga Marchador da região sisaleira”, comemora o organizador. Ao todo mais de R$ 30 mil foi pago em premiação.
Vale ressaltar que toda ornamentação foi pensado e decorado com muito carinho pela esposa de Thiago Rios, Fernanda Chaves.
Marney José de Mesquita Silva morador da cidade de Divinópolis – Estado de Minas Gerais é um dos 24 árbitros da Associação dos Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador do Brasil, ele teve a missão de avaliar cada um dos animais que participou do evento em Valente, elogiou o empenho de Thiago ao promover algo tão grandioso e segundo ele, já são quatro anos viajando pelo País e nunca julgou uma Copa com tantos animais como no Haras Rios & Rios. “Acho que em nível de Copa é a segunda maior do Brasil, nível muito alto, muito bem organizado e muitos animais de qualidade”, avaliou o árbitro.
O deputado João Roma que também é dono de haras avaliou como mais um dos grandes eventos realizados no Brasil a II Copa do Haras Rios & Rios. Segundo ele, três eventos do calendário que considera grandes e consagrados na atividade do Mangalarga Marchador é o que realiza no Haras Lago Negro de sua propriedade, outro na cidade de Amargosa e este promovido por Thiago Rios, “e nós três organizadores destes eventos estamos conversando visando a construção de um circuito que envolva esses três eventos e que a gente possa potencializar para o próximo ano e abrir espaço para que mais criadores possam desfrutar da qualidade desses eventos de um plantel de excelente qualidade”, afirmou João Roma.
Tânia Rios ex-secretaria da Agricultura do Município de Valente no período de 12 anos, é mãe do Thiago Rios, e como não poderia ser diferente apoiou maciçamente a iniciativa dele quando trouxe para Valente esta Copa. Segundo ela sempre apoiou esse tipo de atividade independentemente de que promoveu, “porque gosta desta área e é muito gratificante vermos que o pessoal da região do sisal está empenhando em um evento deste nível, pois, trás benefícios, trás recursos financeiros para nossa região. Parabenizo Thiago porque é uma pessoa visionário nesta área desde pequeno e hoje fico lisonjeada dele estar trazendo pra região esse evento. Parabenizo e agradeço também a cada um que esteve no Haras nesse fim de semana, desde o mais distante, já que tivemos de outros estados ao nosso povo valentense que também ama este tipo de atividade”, disse Tânia.