Chegou o Natal e, com a data, um ótimo motivo para comer pratos tradicionais da ocasião e saborear vários drinks criativos e clássicos. No caso das bebidas, existem várias opções acessíveis e fáceis de fazer, que vão transformar o dia e alegrar quem deseja uma experiência diferente.
Desse modo, os drinks podem ser feitos por você mesmo, que vai aproveitar para melhorar suas habilidades de “barman” para agradar os convidados dessa importante data. Quer conhecer as melhores opções de drinks para alegrar seu Natal?
Então separe um tempo e confira o conteúdo especial com várias sugestões e receitas para sua ceia natalina. Aproveite!
Gin Tônica
Apesar desse drink não fazer parte da entidade que oficialmente regula as receitas com bebidas alcoólicas, a IBA (International Bartenders Association), a Gin Tônica já é um clássico em bares e festas ao redor do mundo.
E a história desse drink é muito curiosa: originalmente, ele surgiu na Índia durante a dominação inglesa, podendo – na ocasião – ser degustado para combater a malária por causa do quinino, um elemento presente na água tônica. Assim, a Gin Tônica era consumida aos montes e rapidamente se popularizou na região.
Além disso, a bebida é facilmente preparada, já que o processo de montagem é bem simples. Basta seguir esses passos:
- Coloque uma rodela de limão siciliano no fundo de um copo alto e fino;
- Encha o copo de gelo até a borda;
- Despeje o Gin até atingir 1/3 do copo, completando o restante com a tônica.
Pronto! Um drink refrescante e perfeito para o Natal.
Mojito
Quem já experimentou um delicioso Mojito sabe que esse refrescante drink tem potencial para ser o sucesso das festas natalinas. E o melhor de tudo, é que a famosa bebida é extremamente fácil de fazer e vai ser o carro-chefe do seu Natal, pode apostar.
Para criar esse maravilhoso drink, basta seguir a receita:
- Em um copo longo, coloque 6 folhas de hortelã, 1 colher de açúcar e pressione levemente com um pilão;
- Adicione 40 ml de rum, 20 ml de suco de limão, gelo e água com gás até completar o copo;
- Misture bem e decore com um ramo de hortelã, para dar o toque final.
Agora, basta repetir o processo e preparar essa deliciosa bebida para todos os convidados.
Dry Martini
Mais uma receita de drink refrescante para aliviar o calor do verão brasileiro, e animar a festa de Natal, o Dry Martini é um clássico ao redor do mundo, seja pelo sabor característico ou pela “classe” da bebida.
E a receita é bem fácil de reproduzir, assim é possível atender a todos os pedidos da noite, para não deixar ninguém com a garganta seca. Para fazê-lo, basta seguir o passo a passo:
- Em uma coqueteleira, misture gelo, 90 ml de gin dry e 3 gotas de vermute dry francês;
- Passe a bebida por um coador, despejando-a em uma taça específica de Dry Martini;
- Torça uma tira de casca de limão para acrescentar o sumo, que vai dar o toque especial à bebida;
- Finalize com 1 azeitona verde.
Sendo uma bebida de preparo rápido e sabor inigualável, o Dry Martini vai encantar todos os convidados, pode apostar.
Manhattan
Um dos drinks mais famosos do mundo, o Manhattan tem algumas versões da sua criação e sua história é, no mínimo, incerta. Uma das versões da lenda conta que ele foi preparado no Manhattan Club, em Nova York, para um jantar comemorativo em honra a Samuel Tilden, candidato à presidência nos Estados Unidos da América.
No entanto, essa versão é contestada, já que na época, a esposa de Samuel, Lady Randolph Churchill, estava dando luz a Winston Churchill na Inglaterra, o que tornaria a história da criação do drink impossível.
Assim, independente da origem, temos uma bebida saborosa e que tomou conta dos principais bares e restaurantes ao redor do mundo. Mas, hoje em dia, é possível fazer a receita em casa e alegrar as festas, como é o caso do Natal.
Confira a receita:
- 2 doses de whisky;
- 1 dose de vermute tinto;
- 2 gotas de angostura (um bitter concentrado e aromático);
- 1 cereja;
- Gelo à vontade;
Para preparar, basta seguir os seguintes passos:
- Colocar todos os ingredientes em uma coqueteleira;
- Mexer por 30 segundos, para que a combinação fique levemente gelada;
- Servir em um copo de uísque com um coador ou peneira para tirar o gelo;
- Finalizar o copo com a cereja.
É importante reforçar que a bebida não é batida na coqueteleira, já que não queremos a mistura do gelo com os outros ingredientes. Como o Manhattan é um drink tipicamente seco, o ideal é só fazer com que o gelo apenas esfrie a bebida.
Assim, é só beber essa maravilhosa criação e aproveitar um dos melhores drinks do mundo, criado com whisky, para tornar a festa de Natal alegre e inesquecível.