A comunidade católica em Santaluz, na região sisaleira da Bahia, celebrou nesta sexta-feira (13) o dia de Santa Luzia, padroeira da cidade. A programação, que é considerada a mais importante do calendário religioso do município, encerrou o trezenário em homenagem à santa protetora dos olhos e marcou a 75ª edição dos festejos.
Durante todo o dia, católicos e devotos participaram de uma alvorada festiva e de quatro missas, a última delas celebrada por volta das 17h, na praça em frente à matriz da paróquia que leva o nome da santa, onde foi montado um palco.
Antes, uma celebração presidida pelo bispo diocesano Dom Ottorino Assolari marcou a benção sobre a imagem de Santa Luzia. Fruto de doação de um grupo de devotos da santa, a escultura, que mede 7 metros de altura e pesa 22 toneladas foi confeccionada na cidade de Cumbe, em Sergipe, e colocada na praça em maio desse ano (relembre).
Acompanhada do ex-prefeito Júnior do Max, a prefeita Quitéria Carneiro, que já havia assistido à primeira missa do dia, celebrada por volta das 6h, recebeu à tarde autoridades como os deputados Alex da Piatã [estadual] e Otto Alencar Filho [federal], os vereadores Peu, Danda, Branco, Milson do Pereira e Louro do Rio Verde, além de correligionários para participar do encerramento dos festejos.
“A comunidade católica luzense celebrou, mais uma vez, o trezenário em homenagem à Santa Luzia de maneira muito especial, encerrando a programação com uma grande festa. É difícil conter a emoção diante de tamanha demonstração de fé e devoção”, afirmou a prefeita Quitéria.
o ex-prefeito Junior lembrou que a ideia de erguer uma imagem da padroeira em frente a igreja matriz foi do ex-pároco da cidade, padre Theo que atualmente dirigi a paroquia Nossa Senhora da Conceição em Araci. Havia no coração do padre Theo e dos devotos de Santa Luzia o sentimento, o desejo de ter uma imagem para elevar ainda mais esse fervor que já existe e com tantas graças alcançadas pelo povo católico de Santaluz e isso foi enraizando, eu me encobrir de buscar esse artista plástico em Aracaju e conseguimos juntamente com outros amigos fazer esse acerto e ao todo foi preciso o tempo de um ano e meio para ficar pronta”, afirmou Junior.
O deputado Alex da Piatã disse que a imagem fortalece a festa de Santa Luzia que está completando 75 anos e já é uma grande tradição, “vimos aqui romeiros de várias cidades e tenho certeza que vai se multiplicar muito e a cada ano se fortalece e já foi anunciado que no próximo ano quando a Diocese de Serrinha completa 15 anos, dia 13 de dezembro Santaluz vai receber caravanas de todas as paróquias”, afirmou Alex da Piatã.
O deputado Otto Filho disse que gosta muito da igreja de Santa Luzia pela arquitetura simples e erguida com paralelepípedos que dá uma beleza muito grande. “Fiquei admirado com essa nova estátua que chegou para completar a beleza da Praça da Matriz. Junior e um grupo de pessoas que tiveram essa iniciativa estão de parabéns”, disse o parlamentar que afirmou ser católico e se sente muito bem participar de atos religiosos tipo este realizado em Santaluz que é um dos maiores da Bahia.
Santa Luzia, portadora da luz
Nascida em uma família rica e cristã, na cidade de Siracusa, na Itália, no ano de 283, Luzia era considerada como uma das jovens mais belas do local. Aos cinco anos, perdeu o pai e cresceu sob os cuidados da mãe, que sofria de graves hemorragias.
CN / Notícias de Santaluz