Com investimento de R$ 3.156.142,80, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) está distribuindo instrumentos musicais para 173 escolas, de 27 municípios, localizados nos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), para serem utilizados pelas fanfarras da rede estadual.
O kit, para cada grupo musical, conta com quatro trompetes; quatro trombones; uma trompa de marcha; um euphonium; uma tuba ¾; uma caixa tenor de marcha; um bumbo de marcha; um par de pratos 14”; e catorze estantes de partitura.
O coordenador de projetos estratégicos da SEC, Marcius Gomes, destacou a importância do incentivo das fanfarras nas escolas. “O projeto das fanfarras escolares vai além do ensino da música, segue uma pedagogia da transversalidade no desenvolvimento cultural e social dos estudantes. E, compreendendo a concepção no Novo Ensino Médio, queremos incentivar ainda mais estas ferramentas formativas no currículo escolar”, ressaltou.
Fanfarras da rede
As fanfarras da rede estadual desempenham um papel que vai além dos desfiles cívicos e campeonatos, funcionando como um ambiente de aprendizagem e de incentivo ao protagonismo estudantil. Trata-se, sobretudo, de uma oportunidade de trabalhar a disciplina dos estudantes e a educação artístico-cultural, estabelecendo-se uma relação direta da escola com as comunidades do entorno.