A última Sessão Ordinária do ano 2019 na Câmara Municipal aconteceu na noite de quinta-feira, 19, e foi também especial, já que foi marcada por homenagens as pessoas naturais do município ou de fora dele que contribuem ou contribuíram para o seu desenvolvimento. O ato contou com a presença do prefeito Vonte do Merim, vice Noé Silvestre, secretários, familiares dos homenageados e população local.
A sessão não contou com a presença de todos os vereadores, já que Rau, Diego, Anaclecia e Jhon, todos da base da oposição se ausentaram. Os que compareceram tiveram também uma ou mais pessoas para homenagear, foi o caso do vereador e presidente da Câmara José Egnildo Araújo, “Guene do Contador” que fez a entrega do Título de Cidadão Retirolandense aos coiteenses: deputado Alex da Piatã, ao seu assessor Heloisio Ferreira, “Loy” e ao médico Francisco Leon Mascarenhas. Loy recebeu ainda Moção de Aplauso de Guene pela sua disposição e atenção que tem dado a saúde do município, sobretudo na marcação de consultas e exames fora do domicílio.
Também por indicação de Guene, a professora Kátia Silva dos Santos natural de Feira de Santana, ela é diretora da escola municipal do Povoado Alecrim foi outorgada com título de cidadã retirolandense.
A professora Fidelcina Souza dos Santos, ‘Professora Fidel’ natural de São Domingos recebeu o Titulo de Cidadã indicado pelo vereador Sandro da Vargem.
Teve a Moção de Aplauso ao comerciante da Praça da Zebrinha – Neidevaldo Lima de autoria dos vereadores Aquiles, Sandro e Zé Divaldo; ao escritor José Dionísio de autoria do vereador Beto do Ônibus.
Ao fazer uso da palavra na tribuna o deputado Alex da Piatã disse que se sente na obrigação de ampliar ainda mais o compromisso de trabalho com Retirolândia principalmente pela gratidão de ter recebido mais de 3 mil votos nas últimas eleições e que lhe colocou como o mais votado na história do município.”Como bom filho servirei melhor a nossa terra, pode contar meus conterrâneos”.
Moção de Pesar
Uma Moção de Pesar ao comerciante Leonardo Francisco Oliveira, ‘Nadinho do Armarinho’ que morreu em com consequência de acidente de trânsito no mês de novembro. A Moção foi uma homenagem a um dos mais tradicionais comerciantes do município indicada pelo vereador Zé Divaldo.
O título de Moção a Nadinho poderia ser também de aplauso pela sua dedicação e investimento na formatura do seu filho Enéias Ribeiro de Oliveir que virou notícia no Calila em 21 de Fevereiro de 2013 e por causa disso
várias veículos de comunicação também reportaram: “O fato histórico do primeiro morador a aparecer na lista de aprovados em um vestibular de medicina numa universidade pública”.
Enéias recebeu seu Diploma na Solenidade de Formatura na última sexta feira 13/12 às 20h na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
Essa conquista dos Familiares veio de mãos dadas com a dor de ter perdido seu pai recentemente, de quem a então reportagem de 2013 do Calila Notícias reportara: “O futuro médico é filho do comerciante conhecido por Naldinho do Armarinho que não esconde a satisfação da grande conquista”.
Enéias perdeu seu pai em um acidente