Aconteceu na manhã desta segunda-feira (10) a abertura da jornada pedagógica da rede municipal de ensino de Itiúba no Clube 2 de julho e contou com a presença de professores, secretários escolares, merendeiras, zeladoras, guardas, secretários municipais além da prefeita Cecília Petrina de Carvalho (PCdoB).
A Jornada Pedagógica 2020: ” Educando para a Vida – Uma relação humana entre empatia social e aprendizagem” que tem por objetivo estimular a rede de ensino a fortalecer habilidades que tornem os educandos mais empáticos, flexíveis e resilientes prossegue até o próximo sábado (15) onde propiciará a socialização e ampliação de novas práticas de aprendizagem a partir de oficinas temáticas, que serão desenvolvidas por profissionais da própria rede municipal de ensino.
A secretária de Educação professora Joelma Souza falou da importância do momento e saudou a todos os presentes. “Nós estamos iniciando aqui, hoje, o ano letivo 2020, pois essa etapa é a nossa preparação, o nosso planejamento”, afirmou a secretária que ao final desejou boa sorte e agradeceu a todos pela educação que está sendo oferecida a comunidade itiubense.
Presente na abertura do evento o assessor financeiro da Secretaria de Educação Leonir Floriani, falou da sua satisfação ver todos os servidores da educação na jornada. Segundo ele, os anos anteriores foram muito difíceis para a manutenção da folha de pagamento e dos serviços básicos da pasta, mas o trabalho sério e responsável da prefeita Cecília Petrina e da professora Joelma Souza tem gerado frutos.
Orgulho, Conquistas, Garantias e Direitos
A prefeita Cecília Petrina de Carvalho, destacou que apesar dos últimos anos tenha enfrentado dificuldades financeiras é motivo de muito orgulho elencar conquistas como os crescentes índices do IDEB, reformas de escolas, cumprimento da Lei do Piso salarial concedendo o que determina a portaria do Ministério da Educação (12,48%) para todos os docentes em efetivo exercício tudo isso, enfrentando as reduções das verbas federais.
Para o vereador e professor Edson Laranjeira “a Jornada Pedagógica é um momento de grande importância, pois é momento de encontro, reencontro, estudos , discussões,com o intuito de gerar conhecimento e compartilhar saberes que serão trabalhados nas diversas realidades do município no decorrer do ano letivo”.
Após a abertura oficial sendo desfeita a mesa assumiu os trabalhos o professor Jayse Antônio da Silva Ferreira que ficou entre os 50 finalistas da edição do Global Teacher Prize, prêmio internacional criado para valorizar o trabalho de professores no mundo e ganhador do prêmio de melhor professor do Ensino Médio (2014 e 2017).
Redação CN * Colaborou professor Sérgio de Mainar