Há pouco mais de três anos o Calila Notícias recebeu na sua redação a estudante Joana Souza, na época com 28 anos, a moradora do Povoado Rose, município de Santaluz no território do sisal na Bahia, esteve acompanhada pelo pai Sebastião Júlio dos Santos. Ela pode ser talvez considerada uma unanimidade na Bahia com a sua vocação de escrever novelas, sim, isto mesmo, roteiros inspirados nos grandes autores brasileiros.
Na ocasião ela levou os sete roteiros todos escritos à mão, cada um com tempo médio de 3 meses para ser concluído e dizia que o sonho dela era ver algum na televisão. “Estrela de Cinco Pontas, que conta a história de um jovem que se apaixonou por outra, mas quem tem a interferência da mãe que é contra o relacionamento e da ex, e no mesmo drama existe cenas de tragédia e comédia. Disse também que sempre gostou de acompanhar novelas o que lhe ajudou na criação dos roteiros e dos personagens.
Além de Estrelas de Cinco Pontas ela escreveu: “Encanto no Amanhecer”, “Doce Tentação”, Destino Traçado, Marcas Digitais ( a que mais gostou), Pedaços de Paixão e ” A Força do Passado”. ” Meu sonho agora é ter meu trabalho reconhecido, para o meu ego isto é muito grande, mas gostaria de ver como fica na pratica”, revela Joana.
A reportagem na ocasião repercutiu bastante mas a quem a autora desejava que fosse observado com todo carinho e atenção não deve ter acontecido, mas ela não desiste, resolveu criar um canal no Youtube para mostrar na pratica o que ele pretende e não colocou nenhum dos sete roteiros mencionados, ela criou um novo para estrear no canal que traz o título ‘Flor do Sertão’.
O sonho dela está sendo compartilhado por muita gente, basta dizer que esta novela os autores são todos colaboradores, não estão recebendo cachê para gravar e a falta de recursos financeiros não impede de usar a ferramenta que tem, o celular para realizar as gravações.
Veja o primeiro capitulo da novela que tem duração de 11 minutos.
A grande coincidência é que exatamente há dois anos, dia 12 de fevereiro de 2018, o CN publicou nova reportagem sobre Joana quando ela teve a ousadia de participar do Projeto Grandes Mestres – PGM, no Teatro Augusta, em São Paulo, ao lado de consagrados escritores a exemplo de Alcides Nogueira, autor da novela Tempo de Amar da Globo, Marcelo Zambelle diretor de novela da Globo, Wallace Meireles empresário de artistas famosos, Márcia Ítalo, produtora de elenco do SBT.
Ela conta que descobriu pela internet este evento em São Paulo, manteve contato com a organização, pagou a inscrição, reservou hotel e #partiuPGM, onde expôs todo seu trabalho.