Esta terça-feira, 18, é o último dia para que o eleitor realize o recadastramento biométrico na grande maioria das cidades baianas, mas em alguns cartórios não há mais vagas para novos recadastramentos e também não haverá entrega de senhas como muita gente deve ter esperado. É o caso de Conceição do Coité onde está a 132ª Zona Eleitoral e responsável também pelo município de Ichu.
Falando da realidade dos quase 60 mil eleitores coiteenses a tendencia é que centenas ou quem sabe milhares de pessoas fiquem sem votar nas eleições de outubro, principalmente aqueles que sempre optaram para fazer nos últimos minutos do último dia. O Calila Notícias entrou em contato com o cartório eleitoral de Coité e foi informado que todos os horários possíveis já foram preenchidos através de agendamento desde segunda-feira, de maneira que não haverá a minima chance de realizar o serviço com a entrega de senhas.
Segundo a chefe do setor Adriana Velame Branco quem não conseguiu agendar para o cartório da sede pode fazer uma tentativa nos postos que vêm atendendo os distritos Salgadália e Juazeirinho. “Para o cartório a sede disponibilizamos 300 vagas para segunda e terça e já estão esgotadas, não deu folga para entrega de senhas, estamos trabalhando no nosso limite de máquinas e pessoal” afirmou Adriana.
A chefe do cartório chama a atenção para um fato muito importante que poder ajudar as pessoas que não conseguiram mais o agendamento. Segundo ela identificou que muita gente fez o agendamento para tirar o primeiro titulo e que não há necessidade para este momento, pois, pode ser feito até 6 de maio. “Esses jovens podem retornar ao site e cancelar o agendamento para abrir vagas para quem de fato precisa nesse curto espaço de tempo para recadastramento, e eles (primeiro titulo) podem remarcar já depois do carnaval”, garante Adriana.
Outro público que pode abrir vagas segundo Adriana, é quem já tem biometria e que está apenas providenciando a transferência para Coité, assim como o primeiro título também pode realizar até 6 de maio.
Redação CN