O Esporte Clube Jacuipense assumiu a vice-liderança do Campeonato Baiano 2020 ao vencer o Vitória na tarde deste domingo, 15, no Estádio Eliel Martins – Arena Valfredão por 1 a 0, gol marcado por Thiaguinho no primeiro tempo. O duelo de leões foi o único deste domingo pelo Baianão, era o que faltava para o fechamento da 7ª rodada que iniciou no dia 7.
O Vitória caiu para a quarta posição com os mesmos onze pontos do Atlético de Alagoinhas em quinto. Um gol de saldo a mais a favor do rubro-negro o mantém no G4.
Jacuipense não deu chances ao Vitória – Melhores momentos em fotos de Raimundo Mascarenhas
O Jacuipense começou a partida fora do G4 e na sexta posição com 9 pontos, o duelo era considerado jogo de seis pontos, pois o triunfo do Leão do sisal significava não só o retorno ao G4 como também alcançar a segunda posição na tabela faltando apenas dois jogos para o encerramento da primeira fase. Focado e com apoio de quase dois mil torcedores no estádio o Leão Grená partiu pra cima logo nos primeiros minutos.
Eudair cobrou uma falta fechada e o zagueiro Dedé tirou de cabeça para escanteio aos 6 minutos, o goleiro João Pedro estava na bola, mas o zagueirão preferiu afastar o perigo. Foto abaixo
Aos 12 minutos foi a vez da Mauri acertar um bonito chute procurando o angulo esquerdo do gol defendido por João Pedro, mas a bola passou por cima e chegou a tocar na rede pelo lado de fora. Goleiro fez o golpe de vista.
Aos 20 minutos mais uma boa descida do Leão do sisal, a bola sobrou limpinha para Eudair pela direita que chutou forte, mas o goleiro rubro-negro bem colocado espalmou para escanteio.
Um minuto depois o goleiro voltou a fazer grande defesa numa cabeçada de Elias da linha da pequena área. O Gol do Leão do sisal estava amadurecendo.
A primeira chegada do Vitória na área do Jacuipense só aconteceu aos 24 minutos. Levi dominou a bola dentro da grande área, tentou driblar o goleiro Luan que mergulhou e segurou a bola.
O Jacuipense saiu rápido e tinha facilidade de entrar na área do Vitória, neste lance Thiaguinho recebeu pela esquerda e chutou rasteiro, mas João Pedro bem colocado defendeu
A sequência de lances de perigo contra o gol do Vitória era por minuto. Aos 25 Eudair deu uma bola de bandeja para Elias que entrou na grande área e de cara chutou em cima do goleiro, mesmo assim a bola passou, mas ganhou a linha de fundo. A torcida ficou aborrecida com o atacante.
Aos 27 fez valer o dito popular, ‘água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. O ataque do Jacuipense mandou a bola pra o fundo depois de várias tentativas. Panguelê serviu Elias que viu Thiaguinho passado pela direita, o zagueiro do Vitória tentou tirar mas furou e a bola chegou limpa para Thiaguinho que teve a tranquilidade de tocar rasteiro na saída do goleiro rubro-negro.
Jogadores correram para comemorar com o banco e a torcida
O vitória não conseguia chegar com perigo ao gol de Luan e só voltou a assustar aos 45 minutos, ou seja, apenas duas vezes no primeiro tempo. No lance o goleiro do Leão do sisal defendeu uma bola que tinha endereço certo no canto esquerdo chutada por Eron.
Na cobrança de escanteio Geovane camisa 10 sozinho nem precisou subir de cabeça, mas mandou a bola muito alta, perdendo a rara chance do empate.Segundo tempo
O Jacuipense manteve o mesmo ritmo, embora o Vitória tivesse melhorado a marcação na saída de bola do Leão do Sisal que passou a explorar os contra-ataques com lançamentos longos para seus atacantes velozes e deu certo.
Aos 11 minutos Dedé cometeu pênalti em Thiaguinho. Zagueiro errou o carrinho e atingiu o atacante do Jacuipense, que ficou caído no gramado.
O Jacuipense poderia aumentar o marcador e jogar com mais tranquilidade, mas Elias cobrou mal e perdeu a oportunidade. O goleiro João Pedro até caiu para esquerda antes de Elias partir para a cobrança, mas o atacante mandou por cima.
O penalti perdido por Elias parece ter dado esperança ao Vitória de buscar pelo menos o empate e conseguiu ficar mais tempo no campo de defesa da Jacupa e até levou perigo com um chute de Negueba que passou tirando tinta da trave aos 24 min.
O Jacuipense perdeu mais uma grande chance de ampliar a fechar o caixão aos 44. Vitória errou saída de bola, e Popó ficou de cara com o gol. Atacante ajeita o corpo e chuta para fora.
O próximo compromisso do Jacuipense é o duelo contra o Fluminense de Feira no Joia da Princesa marcado para o próximo domingo, 22, no entanto a comentários da possibilidade de suspender em consequência do Coronavírus. Vale lembrar que os três primeiros casos foram registrados na cidade de Feira de Santana.
O Vitória por sua vez recebe o Bahia de Feira no Barradão.