Desde a última quarta-feira, 15, após as chuvas dos últimos dias na região, a barragem de Ponto Novo atingiu o seu volume máximo e transbordou pela 1ª em 2020, levando alegria com uma maior oferta de abastecimento de água para consumo humano e manutenção das atividades do Projeto de Irrigação. O reservatório havia transbordado pela última vez em junho de 2019.
Inaugurada em 1999, a barragem de Ponto Novo tinha como principal função oferecer suporte hídrico ao projeto de irrigação e ao abastecimento humano aos municípios de Ponto Novo e Filadélfia. Com o passar dos anos, Queimadas, Santaluz, Senhor do Bonfim, Itiúba, Caldeirão Grande, Andorinha, Jaguarari e parte do município de Caém passaram a utilizar a água para abastecimento.
Em 2019 o Governo do Estado instalou os fusegates, um dispositivo instalado no vertedouro da barragem que elevou em 1,20 metros, aumentando a capacidade de reserva de água em cerca de 24%, possibilitando segurança hídrica, representando um acréscimo de 9,34 milhões de metros cúbicos de água.
CN | Fonte: Web Interativa