Preocupados com a onda do Coronavírus os moradores das cidades da região sisaleira estão muito atentos com a chegada de ônibus e estão agindo como verdadeiros agentes fiscalizadores, pois, tanto os ônibus de turismos quanto os que diariamente fazem o roteiro legal no caso o da Empresa Gontijo que faz o itinerário Monte Santo/ São Paulo, São Paulo/Monte Santo, mas que nas últimas duas semanas vinha sendo inspecionado, porém na manhã desta sexta-feira, 03, populares registram a chegada de um ônibus da Gontijo na cidade de Queimadas e conforme um vídeo não tinha nenhuma equipe de saúde fazendo a inspeção.
Minutos depois circulou fotos e vídeos de pessoas ligadas ao setor público municipal informado que o veículo havia sido abordado na BA 120 em frente ao Parque de Exposições e um guarda municipal justifica que não faz no centro da cidade para não provocar constrangimento aos passageiros.
Vale lembrar que a grande maioria de passageiros vem de São Paulo, epicentro do Coronavírus no Brasil.
Cansanção
Bruno Jiquiri morador de Cansanção usou sua página do Facebook para denunciar. Conforme a fotografia, o ônibus com número de ordem é o mesmo que passou em Queimadas que fica distante 40 km de Cansanção.
Jiquiri publicou uma foto com a seguinte mensagem:
Nesta sexta feira 3 de abril, às 10:50 da manhã, desembarcou em Cansanção um ônibus da Gontijo, lamentável, sabemos que nosso município não há casos do Covid 19, porém os casos da Região foram de passageiros vindos de São Paulo, há exemplo de São Domingos e Filadélfia, hoje segundo relatos de pessoas que registraram este momento não tinha nenhuma barreira Sanitária instalada no local, assim fica difícil!
É chegado o momento do Poder Público partir pra cima contra essas empresas, até por que Jurídicamente Estados e Municípios estão aptos a tomar iniciativas!
Lamentável!!!!
Na quinta-feira, 2, a Guarda Municipal de Conceição do Coité por mais uma vez interceptor um ônibus da Gontijo com vários passageiros no interior do veículo mas ninguém subiu ou desceu logo depois da abordagem os guardas municipais deixaram o motorista prosseguir com a viagem.
Na semana passada quando a Bahia começou “fechar o cerco” para os transportes coletivos a Gontijo divulgou que o transporte para todos estados estaria suspenso entre os dias 23 e 29 de março, conforme nota abaixo.