A Secretaria Municipal de Saúde de Iaçu, no território Piemonte do Paraguaçu, confirmou na manhã desta quinta-feira (14), pela primeira vez, desde que surgiu a pandemia, cinco casos positivos de Covid-19 através de exames laboratoriais, realizado no Laboratório Central do Estado (LACEN).
A secretária de Saúde Caroline Santana de Oliveira informou que o primeiro óbito foi um paciente de 63 anos, que deu entrada no Hospital Municipal Dr. Waldir Cavalcanti Medrado com um quadro delicado, não resistiu aos sintomas e faleceu na tarde desta quinta-feira (14).
Mesmo sem obter o resultado dos exames, o paciente estava em isolamento hospitalar e os resultados dos exames testaram positivo e foram informados hoje, exatamente no dia que foi a óbito.
Segundo boletim da Secretaria de Saúde, ele tinha problemas clínicos preexistentes tipo diabetes e hipertensão.
O segundo paciente tem um quadro delicado, um homem com 63 anos e está sendo tratado de acordo com o protocolo preconizado pelo Ministério Saúde.
Os outros casos confirmados, os pacientes estão internados no Hospital Municipal. Trata-se de dois homens, sendo um deles de 43 anos, que antes de ser hospitalizado passou por uma Unidade Básica de Saúde – UBS, onde foi avaliado. Seu quadro de saúde é estável.
Os outros três pacientes, cujos exames laboratoriais foram confirmados, estão isolamento domiciliar e sendo acompanhados por uma equipe da Secretaria de Saúde.
O boletim epidemiológico registrou além dos casos, um caso suspeito, aguardando resultado dos exames, 111 pessoas monitoradas e dois casos descartados.
Velocidade do Coronavirus – Cada vez mais as cidades pequenas estão sendo atingidas e as pessoas têm respeitado menos o distanciamento social. Um exemplo disto é Iaçu, município, cujo último censo cotou 25.736 pessoas. Até esta quinta-feira pela manhã não tinha registrado oficialmente nenhum caso, mas por volta das 10h a secretária de saúde postava um vídeo na rede social da Prefeitura lamentando o recebimento dos casos positivos.