Em Ichu, município localizado no território do sisal, dos nove vereadores, apenas Willian Gonçalves, atual presidente da Câmara se manteve no DEM por onde foi eleito em 2016. Os 09 parlamentares representavam 08 partidos, apenas o PCdoB tinha dois representantes.
Com o novo cenário o PCdoB perdeu seus dois representantes, a vereadora Celidalva Soares e Adalberto Santiago, mais conhecido como Beto Santiago, ambos foram para o PL, excluindo o PCdoB no cenário legislativo municipal.
Os vereadores Antônio Egberto Mota e Reginaldo Pedro eram do PHS, mas a com a fusão ao Podemos, a legenda foi extinta e eles optaram pelo PRB, partido pelo qual Carlos Santiago que também era do PHS, deverá disputar a reeleição.
A bancada da oposição no município de Ichu é representada pelo PSD composta pelas vereadoras Geovana Márcia Carneiro, Lúcia Maria, mais conhecida por Professora Lúcia e pelo vereador Eugênio Carneiro. A bancada era formada por quatro parlamentares, até que no mês de março deste ano, perdeu o vereador Edivaldo Apolônio, conhecido por Arraia, eleito pelo PROS, hoje filiado ao PODEMOS, que resolveu aderir a base governista.
Arraia nestes três anos e três meses realizou um mandato combativo a gestão municipal e chegou a se posicionar como pré-candidato a prefeito pela oposição, mas desistiu após a adesão do líder político Osvaldo Júnior a grupo liderado pelo empresário José Gonzaga, potencial candidato a prefeito pela oposição. Arraia foi autor de várias denúncias na tribuna durante as sessões neste período.
O CN enviou mensagem através do WhatsApp do prefeito Carlos Santiago, pedindo para comentar sobre a adesão do vereador Arraia ao seu grupo e até o fechamento desta matéria não havia respondido. O vereador Arraia também através de mensagem sobre estas mudanças do rumo político e respondeu que depois falaria ao CN, pois naquele momento estava passando por problemas com a morte de uma pessoa muito próxima e outro parente estava internada em um Hospital da cidade de Feira de Santana.
Uso das redes sociais
A bancada da oposição vem usando as redes sociais para conversar com seus eleitores neste momento de isolamento social por causa do novo coronavírus. A vereadora Geovana Márcia Carneiro participou na quinta-feira, dia 07/05, de uma live no Instagram com o deputado estadual Alex da Piatã, líder do PSD na Assembléia Legislativa e durante a conversa, falou em relação ao Covid-19, dos decretos municipais, as dificuldades em fiscalizar o cumprimento dos mesmos e sua decepção em relação ao kit alimentação entregue as famílias dos estudantes.
Ela agradeceu ao apoio que vem recebendo do mandato do deputado Alex da Piatã a pré-campanha José Gonzaga Carneiro, recém filiado ao PSD, por onde deverá sair candidato. Geovana lembrou que além dela, também migraram para o PSD sua colega Professora Lúcia e o vereador Eugênio Carneiro, além do empresário do ramo de lacticínio, Gonzaga, como é conhecido o pré-candidato.
A bancada também usou de um canal no Youtube para informar a população à mudança da liderança da oposição, antes conduzida pelo vereador Arraia. Segundo Professora Lúcia, o colega decidiu caminhar de forma independente e que teria abandonado as atividades de fiscalização da gestão.
O vereador Eugênio Carneiro deixou bem claro que Arraia não foi excluído, foi um opção em criar um terceiro grupo, sonhado por ele, mas no final acabou apoiando o grupo do prefeito. “Aquele que sempre combateu, agora deverá elogiar”, falou o psdista.
A escolhida para liderar a oposição até o dia 31 de dezembro é a vereadora Geovana Márcia que garantiu fazer um trabalho sério e aberto ao diálogo. Veja
Fato curioso na disputa de uma vaga na Câmara
A vereadora Celidalva Soares, eleita em 2016 pelo PCdoB, legenda comandada pelo sobrinho Osvaldo Junior, mais conhecida como Juninho da professora Dalva, deixou a legenda e deverá acompanhar o prefeito Carlos Santiago na sua reeleição. Em 2016 Juninho foi um dos articuladores da eleição da tia e certamente não será retribuído, partindo do princípio que ele deverá ser o vice-prefeito na chapa do PSD.
A pré-candidata a vereadora Ana Célia Carneiro, filiada ao PSD, colocou seu irmão Geraldo Carneiro em uma situação desconfortável. Geraldo já foi vereador, vice – prefeito e secretário de saúde, mas agora assumiu a presidência do PRB, partido por onde Carlos Santiago sairá candidato.
Em mensagem enviada ao CN, um dos articuladores políticos do município, Josemilto Carneiro “Bobó” (PSD), disse resolveu aceitar o convite do grupo liderado por Amilton Carneiro e deverá sair candidato a vereador. “Desde quando tinha 19 anos que sou convidado, mas sempre recusei e agora aceitei e sei que faremos um bom trabalho com apoio do deputado Alex da Piatã e Gonzaga na defesa do nosso município.
Também já esta em pré-campanha Jefferson Silva de Oliveira. Ao que se percebe nas conversas políticas ele será um dos candidatos mais jovens deste pleito. Com 18 anos de idade, conhecido popularmente como Gel, filho de Bigaia sairá candidato pelo PRB e irá apoiar a reeleição de Carlos Santiago.