Um homem de 34 anos, que testou positivo para a Covid-19, através de teste rápido, no município de Piritiba-BA, no dia 27 de abril, morreu neste sábado (2), no Hospital Espanhol, em Salvador, onde estava internado.
A confirmação da morte foi passada ao Calmon Notícias pelo secretário de saúde de Piritiba, no início da tarde de deste sábado (2).
Ainda segundo a informação, o homem teve duas paradas cardíacas e não resistiu.
Contudo, o resultado de exames de laboratório, através do LACEN, para a comprovação da Covid-19 deu negativo.
A informação ganhou repercussão e posteriormente a Secretaria de Saúde de Piritiba divulgou uma nota detalhada do caso, inclusive relata que não foi realizado um, e sim dois testes rápidos no paciente e ambos tiveram resultados positivos, porém o resultado do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado da Bahia (LACEN) em Salvador testou negativo.
Veja a nota da Secretaria na íntegra
A Secretaria Municipal Saúde de Piritiba em conjunto com a Vigilância Epidemiológica, vem através desta nota, informar à população quanto aos resultados dos exames para o diagnóstico de CORONAVÍRUS, do paciente O.G.M.J. de 34 anos, proveniente de São Paulo e que inicialmente encontrava-se no povoado da Ponte do Massambão, antes de ser transferido para o Hospital Espanhol (referência para Covid-19), em Salvador.
O paciente foi testado duas vezes, pela equipe do Hospital Municipal de Piritiba através do TR (teste rápido), com resultados POSITIVOS em ambos os testes, tanto para a fração IgM, quanto para a fração IgG. Este teste rápido identifica a presença de anticorpos (IgM e IgG) para Covid-19 no sangue do paciente, e deve ser colhido após o 8º dia do início dos sintomas, quando é possível a detecção desses anticorpos.
Além do teste rápido, também foi colhido material e enviado ao LACEN (Laboratório Central do Estado da Bahia) para a realização do exame de PCR (pesquisa alvo do genoma viral). O resultado desta coleta foi informado como NEGATIVO.
O fato deste último exame (PCR) ter dado negativo, não descarta o diagnóstico de COVID-19. De acordo com as orientações gerais do LACEN, o exame de PCR apesar de ser um exame específico, deverá ser realizado até o 7º dia da data do início dos sintomas. Após esse período o exame perde a sensibilidade de diagnosticar a presença do vírus.
O referido paciente provavelmente chegou ao município após essa fase considerada ideal para coleta, já que como ele mesmo relatou, não tem ideia de quantos dias passou na estrada, pois realizou a viagem pegando carona e parando em diversos municípios baianos, onde permanecia por horas ou dias até conseguir novo deslocamento. Dessa forma, os contactantes do paciente O.G.M.J. de 34 anos, estão sendo monitorados e acompanhados e foram também submetidos ao teste rápido com resultados NEGATIVOS.
A Secretária de Saúde finaliza esta nota enfatizando a necessidade de manter as medidas de proteção e controle, e reforça a realização do isolamento social e o uso de máscaras por toda população”.
Piritiba, 02 de maio de 2020
Secretaria Municipal de Saúde de Piritiba
Vigilância Epidemiológica de Piritiba