Em entrevista para o programa Ligação Direta, na Feliz FM, na estreia do radialista Jorge Araújo, o governador Rui Costa disse que a recessão já chegou. Na sua fala, informou que a queda de arrecadação pública é muito significativa, chegando no primeiro mês a 40%. No entanto, o gestor afirmou já estar planejando as medidas para retomada da economia, priorizando alguns setores.
“São valores muito altos, considerando que os orçamentos de Estados e Municípios já são por natureza muito apertados. Já que do total de impostos do Brasil, de tudo que se arrecada, quase 70% fica com o Governo Federal e 30% divididos para todos os municípios e estados do Brasil. Isso faz com que o orçamento habitualmente seja muito fraco e com esta crise, a perspectiva é de um prejuízo gigantesco”, disse o governador da Bahia.
Também no programa que é retransmitido para um pool de 30 emissoras de rádio em todo o estado, o gestor estadual disse que tem feito reuniões diárias com os secretários da fazenda e planejamento reorganizando as despesas para manter os segmentos essências do estado funcionando plenamente.
“Vamos cortar o que não é essencial e manter o que ajuda gerar empregos. Vamos manter as obras porque elas geram milhares de empregos no estado, manteremos o mínimo de funcionamento, inclusive nos investimentos. Precisamos sair desta crise, criando um círculo virtuoso, ou seja, de geração de emprego e de renda”, completou.
Fonte: Laboratório da Notícia