O índice de isolamento social que é divulgado diariamente pela plataforma In Loco no Site da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais do Estado da Bahia – SEI que na sexta-feira, 12, mostrou Conceição do Coité com uma taxa de isolamento social de 43.2%, relativo a quinta-feira, 11, feriado do Corpus Crhisti, 8.5% a mais que a taxa de quarta-feira, 10, quando teve 35.2%, neste sábado, 13, voltou a cair drasticamente e certamente após o movimento da feira livre. O índice mostrado neste sábado está na segunda pior faixa de isolamento com 29.1%, uma queda de 14.1% em relação a ontem.
Vale lembrar que o ideal é o índice entre 60% e 70% de isolamento social, mas nunca foi alcançado por nenhum município, 50% a 60% é uma faixa onde a media diária não chega a 10, para se ter uma ideia, apenas Uruçuca no sul da Bahia, onde tem um dos maiores índices de casos de covid-19 cravou 55.8%. 40% a 50% é uma faixa onde aparece uma quantidade razoável de municípios, mas poderia ser melhor.
A segunda pior faixa é onde aparece Coité neste cenário atual 20% a 30%, mas está no grupo com dezenas de municípios que também não cumprem o isolamento esperado.
Sem vacina e sem medicamentos comprovados na cura da Covid-19 o que mais os órgãos de saúde pedem é que a população evite aglomerações, sair de casa só na extrema necessidade e quando isso ocorrer não deixar de usar máscara e também fazer higienização das mãos com frequência, para evitar a propagação do novo Coronavírus.
Em Conceição do Coité a situação com o crescimento de casos confirmados da Covid-19 vem preocupando pela grande quantidade de novos casos, que triplicou em menos de duas semanas, conforme o último boletim publicado neste sábado, mostra o registro de 75 casos, 20 recuperados, 4 casos suspeitos esperando resultado laboratorial, 87 em monitoramento. 460 descartados desde o início da pandemia.