A Secretaria de Saúde do Município de Riachão do Jacuípe anunciou nesta segunda-feira, 1º, o primeiro óbito registrado no município. Trata-se de um homem de 77 anos, que faleceu na última sexta-feira, 29/05, em domicílio.
De acordo com a Secretaria cumpriu a determinação da SESAB – Secretaria de Saúde do Estado da Bahia que em Nota Técnica informa que todo óbito ocorrido em residencia é considerado como suspeito de Covid-19, sendo necessária a adoção de todas as medidas de identificação e prevenção da transmissão.
Foi realizada a coleta do material (RT-PCR) e orientação aos familiares sobre os procedimentos para o sepultamento e da necessidade de se manterem em isolamento.
Nesta segunda-feira, a Secretaria de Saúde do município foi informada de que o paciente foi testado positivo para Covid-19. Por não haver relatos de viagens ou contato com pessoas anteriormente contaminadas, considera-se como transmissão comunitária.
No boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira, 1º, mostra que Riachão desde o início da pandemia registrou 14 casos, tem 5 pessoas curadas e este primeiro óbito. Quatro casos suspeitos e 23 descartados, além de 126 em monitoramento.