Depois de muito trabalho para evitar que o novo Coronavírus chegasse ao município de Quijingue com barreiras sanitárias dia e noite através da equipe de Vigilância Epidemiológica com apoio da guarda municipal e Polícia Militar, tardou o quanto pôde, mas chegou, assim como tem chegado a grande maioria dos municípios da Bahia e do Brasil.
Primeiro infectou um cidadão quijinguense residente em Salvador, anunciado no boletim de domingo da SESAB, a Secretaria contestou a atitude da Secretaria do Estado ao afirmar que o mesmo reside em Salvador e que desde o inicio da pandemia não tinha visitado a cidade, a SESAB retirou Quijingue da relação dos municípios infectados e não apareceu no boletim desta terça-feira, 09. Horas depois, a própria vigilância epidemiológica através de teste rápido realizado em uma idosa de 74 anos constatou que a mesma está infectada.
O prefeito Nininho Gois (PSD) ao lado do secretário de Saúde, José Wilson, através de um vídeo no Facebook informou o primeiro caso às 23h30. O prefeito lamentou o teste positivo numa paciente idosa ao mesmo tempo que reconhece o trabalho desenvolvido pelas equipes que vêm atuando no enfrentamento da Covid-19 a quase 90 dias.
José Wilson disse que a paciente deu entrada no Hospital Municipal com quadro de dispneia, diarreia, e diante dos sintomas ela passou pelo teste rápido e foi constatado a infecção pelo coronavírus. De imediato a Secretaria de Saúde se articulou no sentido de identificar as pessoas que tiveram contato com a idosa para passarem a serem monitoradas, ao mesmo tempo que estava sendo providenciado a transferência da paciente para um hospital de referência em Salvador.