A Bahia está próxima de atingir o platô da curva de crescimento dos casos de coronavírus, segundo afirmou, nesta segunda-feira (8), em entrevista ao Jornal da Manhã, o secretário de Saúde do estado, Fábio Vilas Boas.
De acordo com o secretário, a taxa de novos casos da doença ao dia é de aproximadamente 5%, índice considerado positivo, principalmente ao se levar em consideração que há algumas semanas chegou a ser de 9%.
Diante do atual cenário, o secretário tem a expectativa de que o estado chegue ao platô da Covid-19 no fim de junho, com um decréscimo de novos casos da doença logo na sequência. “A taxa de crescimento vem se mantendo de forma sustentada ao longo dos últimos dias abaixo de 5%, que era nossa meta quando estávamos em 9%. Quanto mais baixarmos, mais teremos chances de conseguir vencer o mês de junho e julho sem qualquer tipo de dificuldade em relação a oferta de leitos. Da mesma forma, quanto mais baixamos a taxa de contágio, e como estamos trabalhando com uma taxa de crescimento de curados acima de 10% ao dia, mais cedo encontraremos essas duas curvas. A taxa de casos novos e a de curados. Quando elas se encontrarem, atingiremos um platô e, a partir daí, teremos uma queda no número de casos. A previsão é que isso possa já acontecer no final de junho”, explicou o secretário.
De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesab), a Bahia possui 28.250 casos confirmados de coronavírus.
Fonte: G1/BA