A população de Valilândia no Município de Valente comemorou a inauguração de uma importante obra na noite desta quarta-feira, 15, realizada com recursos próprios da Prefeitura e que recebeu o nome de Catiana Gordiano de Matos Cunha, agente de saúde que morreu de forma trágica em um acidade de carro em outro de 2015. Cati como era carinhosamente chamada era esposa do vereador Lomanto Queiroz (SD).
A Praça ganhou um espaço cultural que faz homenagem a um morador que também perdeu a vida de forma trágica, o forrozeiro Pedro Reis da Silva popularmente conhecido por Nildão do Forró. Nildão era figura marcante nos festejos juninos de Valente e um grupo se apresentou em cima de um carro de som tocando forró.
Ciente que não poderia promover ato público que viesse a promover aglomeração de pessoas, o prefeito Marcos Adriano (PSDB) resolveu realizar o ato mantendo o isolamento e distanciamento social, para isto implantou o método Drive-In (veja mais no fim desta reportagem detalhes sobre o Drive-in).
As pessoas saíram de suas casas e ao chegarem a praça permaneceram nos carros e puderam acompanhar as imagens do discurso apenas do prefeito que esteve ao lado do vice Regi Mota e o secretário Gabriel Mota.
Em seu discurso Marcos Adriano disse que o momento não era de festa pelo mundo está passado por uma pandemia, mas falou com tom de comemoração pelo trabalho de enfrentamento da Secretaria de Saúde que dois meses atrás Valente era tido como epicentro da doença. “Hoje temos apenas 16 casos com pessoas com vírus ativos da Covid-19, foram realizados mais de 1.500 exames, e sempre que a gente testou positivo um paciente, a gente isolava ele para não contaminar outros, e hoje Valente está sendo exemplo em toda região”, afirmou Marcos.
Apesar de apresentar um trabalho de boa evolução na redução significativa dos casos de pacientes com vírus ativos, Adriano chamou a atenção de todos para não relaxarem e pediu para que continuem usando máscara e mantendo todos os cuidados necessários.
Marcos iniciou falando da homenagem que fez a Nildão uma das atrações do São João de Valilândia que também tem seu nome do espaço cultural este mesmo onde aconteceu o discurso e em seguida chamou as jovens Bruna e Lorena, filhas da homenageada. O prefeito lembrou do carisma de Cati e do importante papel que ela cumpriu na condição de agente de saúde, tendo entrado em todas as casas da comunidade.
Bruna após cantar um música fez a leitura de um texto para lembrar sua mãe e por alguns momentos pausava por não conter as emoções que também eram passadas as pessoas presentes e aquelas que assistiam ao vivo pelo Calila Notícias, Assessoria de Comunicação do Município.
Após o discurso do prefeito e homenagem de Bruna o prefeito ao lado das jovens de do vice-prefeito Regi Mota se dirigiram para o descerramento da placa, momento que foi inevitável um pico de aglomeração, principalmente dos moradores que foram acompanhar o descerramento, mas não demorou muito e todos estavam usando máscara.
Veja o vídeo na íntegra o discurso de Marcos e a homenagem de Bruna a sua mãe.
Valente realizou o primeiro ato usado o método Drive-In – Saiba mais clicando no vídeo abaixo