Julho está se encerrando e praticamente todo mês o comércio de produtos não essenciais esteve fechado para cumprir o decreto municipal que tinha como objetivo melhorar o índice de isolamento social, mas hoje pode considerar que a tentativa do prefeito não surtiu efeito no sentido de frear o contágio, pois, com o comércio aberto ou fechado não apresentou muita diferença, oscilou entre 35 e 39 por cento e nunca conseguiu chegar ao minimo exigido 50%. A melhor taxa de Coité foi no dia 8 de julho, referente a circulação de pessoas dia 7 feriado municipal do aniversário da cidade quando alcançou 45.2%.
Vale lembrar que a grande maioria dos municípios brasileiros não alcançam os 50%, imagine chegar aos 70% índice de isolamento considerado ideal e jamais alcançado.
Conforme o mapa abaixo, Coité aparece com índice de isolamento de 36.1% neste domingo, dados referentes a circulação de pessoas no sábado dia 25, o que deixa o município com um dos piores índices. Dos 417 municípios baianos menos de 30 chegaram a casa dos 50%, entre eles está Gavião um dos 10 municípios que continua sem registro de Coronavírus. Gavião obteve 53.6%. Uauá teve o melhor índice no Estado com 58.6%.
Outro município que tem uma média diária muito baixa de isolamento social é Serrinha, sempre pertinho de Coité. Neste domingo marcou 35.6%.
Vale ressaltar que o melhor índice entre todos estados brasileiros neste domingo foi o Piauí com 48.50%. A Bahia aparece em 10º com 42%.