A Secretaria de Saúde de Conceição do Coité foi informada nesta segunda-feira, 20, de mais um óbito de morador do município. Trata-se de Cícero Thomaz da Silva, 74 anos, que residia vizinho a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).
O Calila entrou em contato com Neto, filho mais velho do idoso que confirmou o óbito. Ele disse que seu pai começou apresentar problemas respiratórios a cerca de duas semanas atrás, “mas trabalhador e muito disposto tomava remédio e saia pra o trabalho, já que era mestre de obra, fazia locação de andaime, bitoneira, enfim, era um batalhador que nem parecia ter a idade que tinha”, contou Neto.
O filho disse que sentiu ele mais abatido na quinta-feira dia 9 de julho, na sexta ele não levantou e uma irmã o chamou para que ele visse o estado de saúde do pai,” eu fui perto dele e notei que ele tinha dificuldade de respirar, ai resolvemos levar pra o hospital e teve um diagnóstico de pneumonia, ficou no hospital na sexta e no sábado transferiram pra UPA onde foram feitos dois exames para covid-19 e deram negativo, mas o caso dele só agravava e na segunda-feira passada (dia 13) veio uma UTI Móvel de Salvador pra transferir ele e foi levado para o Hospital Espanhol. Na noite de domingo, 19, a assistência social do hospital ligou pedindo a presença de um parente e minha irmã foi e comunicaram a ela do óbito”, relatou Neto.
Neto disse ainda que acredita que ele tinha um problema grave no pulmão mas não era covid-19, tanto que dois testes que fez em Coité deram negativo ao chegar em Salvador foi testado positivo para coronavírus.”Só pode ter sido contaminado lá, porque eu tive contato come ele, minha irmã teve e minha mãe que é mais velha que ele dois anos está ali sem reclamar de nada, não tivemos nenhum sintomas e pelo tempo a gente poderia apresentar, já que tem mais de dez dias que ele saiu daqui de casa e nenhum de nós apresentou até agora nada, como dizem que até cinco dias pode aparecer, acredito que ninguém aqui foi infectado”, concluiu Neto.
Uma empesa funerária foi buscar o corpo na tarde desta segunda e o sepultamento deverá ocorrer seguindo o mesmo protocolo de todos quando o paciente esteve infectado pela covid-19.
Coincidência: todos os cinco óbitos ocorreram ou foram registrados nas últimas quatro segundas-feiras. (30/06, 06/07 (dois óbitos) 13/07 e este 20/07.
Nesta segunda-feira, mais 42 novos casos confirmados, total de 672. Moradores de Cachorrinha, Sonho Meu, Alto da Colina, Populares, Alto São João, Centro, Gravatá, Cruzeiro, Bandiaçu, Matadouro, Quadra, Olhos D’agua, Fazenda Tanque, Açudinho e Cidade Jardim. Destes 416 são ativos, com 5 hospitalizados e 411 em isolamento domiciliar.
1446 descartados, sendo 1061 através de teste rápido. 88 são suspeitos, com exame enviado para o Lacen em Salvador, sendo 1 óbito em investigação. 1417 estão sendo monitorados para observação da evolução dos sintomas.
Há uma semana Coité fechava 500 casos. 172 casos entre segunda da semana passada e esta totaliza 672.