Depois da divulgação da chapa do Republicanos, com o atual vice-prefeito Rege Mota e o advogado Thiago Miranda, lançados como pré-candidatos a prefeito, o médico e ex-prefeito Gelson Carneiro, do Solidariedade, cuidou de informar aos amigos mais próximos da sua decisão de ser o possível candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo empresário do agropecuária, Eduardo Cedraz (PSD). Não demorou muito e logo já estava nos grupos de WhatsApp um card com a foto dos dois, destacando “a maturidade de Cedraz e a experiência do médico Gelson Carneiro”.

Em contato com o CN, Eduardo Cedraz confirmou que iniciativa de tornar publico a chapa foi do próprio Gelson Carneiro, que vinha segurando a informação para esperar o surgimento de outro nome dentro dos partidos de oposição com a capacidade de aglomerar mais votos facilitando a vitória e retorno ao poder dos partidos que fazem oposição a gestão de Marcos Adriano (PSDB).
Segundo Eduardo, tão logo a noticia começou a circular, ele passou a receber mensagens em seu celular externando satisfação pela união. “Esta chapa era o desejo do município”, afirmou o Social Democrata.
Ele disse também que tem o consenso do PT, PP, SD e PSD, partidos que fazem parte da base de oposição. “Há mais de dois anos ouvir de Dr. Gelson que ele não seria candidato a vice na chapa com ninguém, apenas se eu fosse o candidato a prefeito”, contou Eduardo Cedraz.
Eduardo falou ainda que a chapa tem a concordância do PT e destacou a força do partido no município. “O PT é muito forte aqui (Valente) e não poderíamos deixar de fora por se tratar da sua originalidade com partido de oposição e posso garantir que eles contam de sete a oito mil votos. Portanto é um grande parceiro”, concluiu o pré-candidato a prefeito Eduardo Cedraz.

O que pensa Gelson Carneiro – O CN manteve contado com Dr. Gelson como é conhecido na cidade, e o mesmo disse que não está definido, trata-se de uma pré-candidatura, mas existe a possibilidade de atrair outros partidos da base do prefeito e bons nomes nos partidos aliados a oposição.
“Sou bem relacionado com Eduardo, somos amigos há muitos anos e também vínhamos conversando sobre esta possibilidade há muito tempo, desde quando ele ainda fazia parte da base do prefeito. Esta ideia foi amadurecendo, até que ele decidiu aceitar ser candidato e resolvemos integrar a chapa para estimular nesta missão. “Mas a janela esta aberta. Queremos fazer uma grande frente para vencer a eleição. Vamos amadurecendo”, finalizou Carneiro.
Gelson Carneiro foi eleito prefeito de Valente em 1982 em chapa única e ficou a frente da gestão por três anos e seu vice, Edson Carneiro Lima, o saudoso ‘Edinho Grande’ exerceu pelo período de um ano.

Posição do PT – A vereadora Maria Madalena, mais conhecida por Leninha, atual presidente estadual da Central Unica dos Trabalhadores – CUT, disse que a legenda ainda “não bateu o martelo”, mas garantiu que Eduardo Cedraz e o médico Gelson Carneiro são de fato uma chapa almejada pela comunidade e que está sob análise do PT. “Nós (petistas) ainda não discutimos. Eu, Zé Silva e Ismael, fazemos parte da comissão do grupo de oposição e uma coisa está combinada, não iremos nos dividir, vamos estar unidos com o proposto e vencer a eleição para prefeito, fazer a maioria dos vereadores e realizar uma boa gestão” falou Leninha.

O ex-prefeito Ismael Ferreira disse que ainda esta sendo discutida, “mas o que queremos é a união e fortalecimento da oposição. Acho que não é ainda definição, mas são dois nomes bons. O mais importante é a oposição unida e forte’, reafirmou o líder petista de Valente.
Ismael Ferreira foi eleito prefeito em 2012 tendo como vice Eduardo Cedraz. Na ocasião a disputa foi com Zenóbio Cedraz irmão de Eduardo.