O deputado Osni Cardoso (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa, uma indicação endereçada ao governador Rui Costa para implantação de protocolo sanitário de prevenção à Covid-19 nas delegacias da Polícia Civil da Bahia, a fim de evitar contaminação dos servidores e população.
No documento, Osni lembra que, de acordo com o sindicato da categoria, cerca de 470 policiais civis da Bahia testaram positivo para o novo coronavírus. Dentre estes, seis morreram.
Segundo o petista, o número de contaminados está cada vez maior, além da crescente de óbitos entre os servidores expostos durante este período. Ele lamentou o fato das delegacias, apesar de estarem funcionando, não seguirem protocolos rigorosos sanitários de biossegurança.
O deputado também pede que sejam fornecidos equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados, de forma regular e frequente, além de outros itens de segurança e prevenção, como máscaras, álcool gel, protetor e luvas. Ele ainda disse que é de extrema importância a implantação de procedimentos de higienização diárias em viaturas e delegacias.
“Essa indicação tem como objetivo a implantação de medidas de segurança à saúde dos policiais, para seja contido o avanço da doença entre esses profissionais que arriscam suas vidas em prol da sociedade baiana”, defende.