Depois de receber o aval do presidente estadual do PSD, senador Otto Alencar e do deputado estadual líder da legenda na Assembléia Legislativa da Bahia, deputado Alex da Piatã, o ex-prefeito de Pintadas, município localizado no território do Jacuípe, Gervásio Nunes, anunciou de forma extra-oficial seu apoio e do partido a pré-candidatura do petista Valcyr Rios a prefeito daquele município. Apesar de pertencerem à mesma família, ou seja, Valcyr Rios é casado com uma filha do primeiro prefeito do município, Eufrásio Gonçalves (falecido) e cunhado de Gervásio Nunes, historicamente caminharam em lados opostos na política. Valcyr vai disputa pela terceira vez a Prefeitura, sempre pelo PT.
A adesão foi anunciada nos gabinetes do senador Otto Alencar e do deputado Alex da Piatã e naquele momento Valcyr Rios destacou a qualidade de apoiadores e apoiadoras ao seu projeto o que irá permitir a elaboração de um programa de governo muito consistente, capaz cuidar de dos munícipes e o ex-prefeito Gervásio Nunes chegava para ajudar na construção e na articulação deste projeto.
Gervásio Nunes, disse ao CN que a ideia seria realizar um grande evento na cidade para oficializar o apoio do PSD ao projeto do PT, mas por conta da pandemia isto não foi possível e este ato aconteceu de forma remota, ou seja, no método ‘novo normal’ na quinta-feira, dia 13, as 19h, através de uma live, no facebook do PSD Pintadas e contou com a participação além de Valcyr, deputado Alex da Piatã e demais lideranças que manifestaram apoio em vídeo.
Conheça os histórico dos dois principais líderes do município com destaque do movimento social na Bahia
Valcyr Rios – Militante social e da política, começou ainda muito jovem suas ações. Em 1984, com apenas 17 anos, morando em Ipirá-Ba, engaja-se na Pastoral da Juventude do Meio Popular – PJMP. No ano 1985, Ano Internacional da Juventude, Valcyr intensifica sua participação em eventos de Fé e Política promovidos pelos movimentos sociais e conhece o saudoso Dr. Ademildo, que o faz participar ativamente da fundação do PT no município de Ipirá.
Em 1986 migrou para o interior de São Paulo, lá trabalhou durante 04 anos em usinas, indústrias e comércio, quando antes foi convidado pela equipe do Serviço Pastoral dos Migrantes – SPM, para fazer um trabalho militante com os migrantes Cá e Lá, Bahia e São Paulo.
Durante este período em São Paulo teve grande participação na fundação do PT de Américo Brasiliense.
No ano de 1989, a convite de Edson Silva, atual prefeito de Araraquara-SP, assumiu a Secretaria Agrária do PT na Região, por 02 anos.
Em 1992 retorna para Pintadas, onde monta o seu primeiro empreendimento, a Comercial de Estivas O Sertanejo.
Ao chegar a Pintadas, com apenas 25 anos, filia-se ao PT local e ajuda na coordenação da campanha de Daniel Mendes, candidato a prefeito na época, e, disputa a sua primeira eleição para vereador, ficando na suplência.
Valcyr continua então suas atividades como comerciante, casa-se com a Prof.ª Nilza e tem dois filhos, Jean e Bianca.
Quatro anos depois, em 1996, disputa sua segunda eleição para vereador na chapa que elege Neuza prefeita, e torna-se líder do governo na câmara durante a gestão. Ao finalizar a gestão, vai para reeleição do segundo mandato como vereador obtendo na época mais de 10% dos votos válidos no município.
Torna-se presidente da Câmara, e, durante os 02 mandatos faz a experiência de uma gestão técnica, conseguindo devolver recursos para o executivo. No primeiro período a devolução foi investida na requalificação do estádio municipal Irineu Pereira, e a segunda devolução foi investida no mercado municipal do povoado Raspador.
Durante os mandatos de vereador ainda participou da fundação e gestão do Sicoob Sertão, fundado em Pintadas com 50 pioneiros, que o colocou como presidente. Durante a sua gestão expandiu os negócios abrindo as agências de Capela do Alto Alegre, Ipirá e Várzea da Roça.
Em 2004 recebe o convite para disputar a eleição a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores, ao qual é filiado, prontamente aceita a missão, vence as eleições e torna-se prefeito. Como prefeito tem uma gestão firme, com muitos investimentos e valorização das pessoas. Ao finalizar o primeiro mandato, vai para a reeleição, obtendo uma vitória significativa. Segue com o trabalho forte nos projetos e na gestão, chegando ao final dos dois mandatos com 82% de aprovação, elegendo o seu sucessor, o ex prefeito ‘Curujão’.
Ao finalizar a gestão de prefeito é convidado para assumir o cargo de Secretário Executivo do Consórcio Público Jacuípe, entidade que ajudou a criar ainda como prefeito. Aceitou o convite e desenvolveu por quatro anos projetos importantes em todo o Território da Bacia do Jacuípe.
No ano de 2015 funda em parceria com as lideranças local a Frigbahia, Cooperativa que nasce para fazer a gestão comercial do abatedouro frigorífico de Pintadas. Requalifica a planta, monta uma equipe de gestão e durante 05 (cinco) anos transforma o negócio em uma atividade rentável, gerando emprego e renda para Pintadas.
2020 chegou, ele então é chamado novamente pela comunidade e lideranças locais para mais uma vez fazer a disputa eleitoral. Aceita o pedido da população, se coloca a disposição e se torna pré-candidato a prefeito.
Gervásio Nunes de Almeida
Iniciou a carreira política na década de 80, quando seu pai Eufrásio Gonçalves foi eleito vereador pelo município de Ipirá, no ano de 1985, dando início a luta para emancipação política de Pintadas, sendo seu pai eleito como primeiro prefeito da cidade. Sempre envolvido no desenvolvimento político do município, Gervásio torna-se prefeito no ano de 1992 pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), permanece militante político até os dias atuais como presidente do PSD de Pintadas (Partido Social Democrático).