O agricultor Rivaldo Ramos Santos, 27 anos, residente no povoado Nova América, Conceição do Coité, município localizado no território do sisal, enviou um vídeo a redação do Calila Notícias onde relata sua história de luta. Atualmente está cursando História na UNEB, Campus XIV, e já está há 20 anos trabalhando em motores de sisal.
Ele afirma ser uma pessoa humilde e que gosta de ajudar as pessoas e membro de família simples.
Rivaldo Ramos relatou ao CN que um dos objetivos de enviar o vídeo foi uma forma encontrada para incentivar as pessoas a não desistirem dos seus ideais. “Estou na faculdade e sei que não é fácil, mas estou na busca de um futuro melhor através do curso superior e tudo que venho construindo é pensando em um futuro melhor pra mim e para todos”, falou Rivaldo Ramos.
Ramos disse ainda que começou com sete anos o trabalho no campo de sisal e atualmente trabalha com servador, porém já cortou palha e estendeu fibra, “trabalho duro e com dificuldades, até por sofrer alguns preconceitos, porém não desisto”, garante.
Ele explicou como é o processo para desfibrar o sisal. “Primeiro a gente corta a palha, outra pessoa vai colocando no jegue e leva para o pé do motor onde será desfibrado e este trabalho é feito o lado do resideiro uma pessoa que atua com servador e após estender no sol por dois dias em fios para secagem, é transportado para a batedeira”.
“Tenho orgulho de trabalhar no motor e tenho que saber de onde venho e nunca esquecer minhas origens, mesmo após concluir a faculdade. Por isso enviei este vídeo ao CN para mostra a luta de um servador que vem superando todas as dificuldades”, concluiu.