Cumprindo os protocolos de biossegurança para evitar a disseminação do novo Coronavírus os partidos Democratas, PSDB e Podemos realizaram no Clube Social Umburanas na cidade de Valente das 09h às 14h30 deste domingo, 06, a convenção para apresentação dos pré-candidatos que estarão disputando as eleições de 15 de novembro ao cargo de prefeito, vice-prefeito e vereador.
A Coligação Trabalho e Participação Social é formada pelo Democratas que apresentou Ubaldino Amaral como pré-candidato a prefeito, o Podemos apresentou o vereador Zé de Zeli pré-candidato a vice, e a terceira legenda é o PSDB que em 2016 elegeu o atual prefeito Marcos Adriano. Os três partidos juntos deverão lançar 42 candidatos a vereador.
Estiveram presentes no ato político todos os pré-candidatos, prefeito Marcos Adriano e o vice Regi Mota, deputado estadual Tom Araújo e o secretário de Mobilidade Urbana de Salvador, Fábio Mota. Os deputados federais Bacelar do Podemos, Adolfo Viana (PSDB) e Paulo Azi (DEM), além do ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo (DEM) também participaram com a mensagem através de vídeo.
Diferente das convenções passadas com montagem de palco e a presença de todos pré-candidatos fazendo discursos, esta que homologou Ubaldino e Zé de Zeli e os pré-candidatos a vereador ocorreu dentro do modo ‘novo normal’, cada partido montou um painel com as fotos e os nomes do pré-candidatos ao Legislativo, dispensando assim os discursos, abrindo apenas para os presidentes dos partidos, Regi Mota, Fábio Mota, Tom Araújo, Marcos Adriano, Zé de Zeli e Ubaldino.
O prefeito Marcos fez um breve balanço do seu mandato, contou as dificuldades encontradas no início da gestão, falou do equilíbrio financeiro alcançado, as obras realizadas e várias delas que estão para serem inauguradas e por fim explicou o que motivou seu apoio a pré-candidatura de Ubaldino quando ele poderia concorrer a reeleição. Disse não ter ambição e demostrou gratidão a ‘Babau’ como trata Ubaldino de quem foi secretário de Educação.
O deputado Tom Araújo enalteceu o trabalho de Marcos e disse que o prefeito marcou sua vida e a vida do povo valentense e que Ubaldino com a experiência de dois mandatos dará continuidade ao trabalho dele. Tom afirmou que Ubaldino foi bastante perseguido e dará a volta por cima.
Zé de Zeli disse que esse novo desafio na política de Valente que ele fez com o novo grupo (ele era da oposição e aceitou a proposta de ser candidato a vice) é de trabalhar por dias melhores para o povo valentense, pois,”o objetivo quando nos envolvemos na política é buscar melhorias”, disse Zé de Zeli.
Ubaldino Amaral o último a discursar não escondeu a emoção de ser indicado como pré-candidato apoiado por Marcos Adriano, porém afirmou que não foi fácil, lembrou que em 2012 quando estava concluindo o seu segundo mandato foi perseguido pela oposição e sofreu um processo apenas de cunho político para lhe afastar e conseguiram tendo acontecido seu afastamento em 1º de agosto de 2012 quando faltavam cinco meses, mas segundo ele saiu com dignidade e sentimento de dever cumprido e jamais recebeu notificações seja do TCM ou do TCU.
Veja abaixo os discursos de Zé de Zeli e de Ubaldino e vídeo do TV Calila com avaliação das lideranças sobre o ato.
Veja também
PSD de Coité indica ex-vereadora Rozana para vice na chapa encabeçada pelo professor Danilo