O Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Social Democrático (PSD) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) realizaram Convenção na manhã deste domingo, 13, na quadra esportiva do antigo Colégio Florentino Pinto da Silva de Conceição do Coité, para apresentar os pré-candidatos que concorrerão aos cargos de prefeito, vice e vereador as eleições de 15 de novembro.
A coordenação optou por realizar o ato sem a presença de público para evitar aglomeração, obedecendo a determinação dos órgãos de saúde para evitar a propagação do novo Coronavírus e o local do evento contou apenas com os pré-candidatos, presidentes de partidos e equipes de apoio. O evento seria transmitido através de Live, mas foi impedida por uma determinação jurídica.
O PT apresentou o vereador Danilo Ramos como pré-candidato a prefeito e o PSD indicou a ex-vereadora Rozana Araújo como pré-candidata a vice. Os dois partidos juntamente com o PCdoB apresentaram também seus pré-candidatos a vereador. O vereador Iêdo Cirino que fez uma longa pré-campanha a prefeito pelo PP nos últimos dias desistiu e aderiu a Danilo.
A mesa foi formada pelo prefeito Francisco de Assis e sua vice Genivalda Pinto da Silva, popularmente conhecida por Val, seu esposo o deputado estadual Alex da Piatã, os pré-candidatos Danilo e Rozana e professora Elaine presidente do PCdoB.
Danilo durante seu discurso prometeu continuar o projeto de mudança iniciado com Assis em 2013, manter um governo transparente. Disse que fará um governo de mãos limpas e com a certeza que nunca locupletou com dinheiro público diferente dos seus adversários, “que se dizem povo, mas sempre se locupletou da força e da estrutura do poder público de quando governava pra poder alcançar seus objetivos pessoais”, denunciou Danilo.
Área externa no Colégio recebeu grande multidão durante todo ato
O que faltou na área da convenção sobrou do lado de fora, centenas de pessoas de carro, moto, bicicleta e a pé aguardando o final do evento e quando isto aconteceu a militância empolgada e aglomerando saiu em carreata fazendo muito barulho embalado ao som das músicas de campanhas passadas.
Nas redes sociais muitas provocações pois, na noite de sexta-feira, 11, após a convenção que homologou os nomes de Marcelo e Renato, embora tenha ocorrido também restrita aos pré-candidatos e equipes de apoio, a militância fez muito barulho. No sábado, 12, os eleitores do 25 e eleitores do 13 esqueceram que o mundo vive uma pandemia do novo Coronavírus, que no Brasil mais de 130 mil pessoas morreram, destas quase 6 mil na Bahia, e aglomeraram com direito a muito som e muita bebida.
As pessoas que estão preocupadas e se prevenindo da contaminação repudiaram as manifestações dos eleitores de ambos os lados.