A estrela e o número 13 na bandeira vermelha simbolo maior do Partido dos Trabalhadores (PT) do município de Valente, que a partir de 2008 encabeçou a chapa com três candidaturas de Ismael Ferreira a prefeito, este ano não estará em evidência, mas ainda assim une força com o Solidariedade e concorre com Iracema Nery o cargo de vice de Cezar Rios pela coligação “Vamos Juntos com Valente” SD, PT e PSD.
O PT foi derrotado em 2008, vitorioso em 2012 e novamente derrotado em 2016 todas com Ismael, este ano até se especulou a possibilidade de nova disputa, mas não deu prosseguimento e passou a figurar como um dos apoiadores do grupo da oposição a Ubaldino Amaral (DEM) candidato do prefeito Marcos Adriano (PSDB) que não concorrerá a reeleição e apresentou Ubaldino Amaral (DEM).
Valente foi um dos municípios do território do sisal que mais se especulou candidatura de oposicionistas e os que mais ganharam destaque no fim das contas não pediram registro de candidatura, foi o caso de Eduardo Cedraz que fez uma longa pré-campanha, tendo, inclusive formado uma chapa com Doutor Gelson. Teve o advogado Thiago Miranda e o atual vice-prefeito Regi Mota ambos do Republicanos que ensaiaram lançar uma chapa.
A pré-campanha passou, os candidatos deram entrada no pedido de registro de candidatura, só que nenhum desses citados, e por fim o nome de Cezar Rios que não havia sido especulado surgiu como o nome do principal grupo de oposição, devendo receber o apoio dos que se manifestaram e não deram sequência, exceto Regi Mota que deve permanecer unido a Ubaldino, já que esteve presente na Convenção.
No município quatro candidatos fizeram o pedido de registro de candidatura para a cadeira do executivo. Além de Cezar Rios e Iracema, concorrem Ubaldino Amaral (DEM) com Zé de Zeli na vice pela coligação Trabalho e Participação Social, Ivanilton Araújo (PSB) “Valente tem Solução” e Roberto Ramos (PL). Todos tiveram os registros deferimento pela Justiça Eleitoral, no caso de Ubaldino deferido com recurso.
Veja as fotos de todos candidatos que aparecerão na urna eletrônica