O boletim epidemiológico sobre o Coronavírus em Conceição do Coité traz nesta terça-feira, 29, uma informação muito ruim, lamentavelmente o registro de mais um óbito, e agora somam 21 desde o começo da pandemia. Trata-se de uma mulher de 69 anos.
O mesmo boletim também traz uma informação muito boa, a redução de casos de vírus ativos, 13, quantidade registrada até 28 de maio, quando o município tinha apenas 19 casos confirmados, 7 recuperados e 2 suspeitos. De lá para cá houve grande crescimento, mas vírus ativos neste patamar alcançado faltando 3 dias para acabar o ano tinha sido registrado há oito meses.
Vale lembrar que o primeiro caso confirmado em Coité foi em 3 de abril quando faltavam 3 dias para completar um mês do primeiro caso na Bahia, uma moradora de Feira de Santana que tinha chegado da Itália. O caso de Coité foi de uma filha da terra, mas que reside em Camaçari. Ela apresentou sintomas quando veio visitar a família.
Conceição do Coité se mantém há mais de um mês em 13º lugar no Estado da Bahia em número de casos confirmados, 5.551, o grande alento é que o crescimento ocorre também paralelamente aos casos de recuperados, 5.517, tendo atualmente 13 pessoas com vírus ativos, destas, 7 hospitalizadas e 6 em isolamento domiciliar. Vinte e uma morreram, que corresponde uma taxa de letalidade em torno de 0,25%, considerada baixa, o Estado da Bahia que está entre as menores taxas do Brasil, 1,86%. O Nordeste 2,54% e o País 2,55%,
Para que se tenha um resultado ainda melhor, é preciso que a população fique atenta aos casos suspeitos que também baixaram, mas ainda se encontra alto (199) e monitorados (1.078).