Esta quinta-feira, 03/12, a cidade de Valente ficou marcada pelo inicio da Caravana de Inaugurações que deve acontecer durante todo este mês pela atual gestão. A largada foi dada no fim da tarde na área externa do Hospital Municipal José Mota Araújo, quando o prefeito Marcos Adriano e seu vice Regi Mota, juntamente com o recém eleito prefeito Ubaldino Amaral e o vice Zé de Zeli, vereadores, secretários, ex-deputado federal João Gualberto, eleito prefeito de Mata de São João no último dia 15 de novembro, o médico plantonista do hospital Arismário Junior, popularmente conhecido Dr Arismário eleito prefeito de Santaluz, além de outras lideranças locais, entregou a ampliação e reforma desta referida Unidade de Saúde.
O prefeito Marcos Adriano (PSDB) não escondeu a satisfação e emoção de poder estar entregado a população o grande beneficio. O Hospital Municipal passa a contar com mais 14 leitos, um Centro Cirúrgico mais amplo e duas novas enfermarias anexas ao mesmo, que possibilitará a realização de partos cesáreos e normais, bem como pequenas e médias cirurgias, entre outros equipamentos que jamais foram usados na unidade, enfim, recebeu o maior investimento do gênero da história de Valente, proporcionando aos munícipes um atendimento com mais eficiência e qualidade.
Marcos falou do início difícil da gestão, mas que aos poucos conseguiu equilibrar e chega ao final do mandato com a sensação do dever cumprido. Adriano lembrou que encontrou um município despedaçado e que seu sucessor, Ubaldino Amaral, não sofrerá o mesmo problema.
Veja parte do discurso de Marcos no Hospital
Após os discursos no Hospital a comitiva se dirigiu até o Bairro Ponte Nova para inaugurar a Escola Aldacy Bahia Mota, que será a mais moderna e com melhor estrutura do município. A unidade de ensino é composta por um pavilhão pedagógico com 06 salas de aulas, pavilhão administrativo e de serviço, pátio coberto e quadra poliesportiva coberta e com vestiário.
Ao final das atividades o Calila Noticias ouviu algumas lideranças que falaram sobre as obras e avaliaram a gestão como um todo.
João Gualberto que ao discursar no Hospital afirmou que Valente é sua segunda cidade, disse que não poderia deixar de participar das inaugurações que tiveram sua participação quando há dois anos enquanto esteve deputado em Brasilia, destinou recursos de emendas parlamentares “e hoje estamos vendo os frutos, tanto na ampliação e reforma do hospital, quanto na construção da escola. Isso é o que vale a pena na política, melhorar a vida das pessoas, graças a Deus foi o que eu fiz enquanto deputado e prefeito”, afirmou,
Gualberto que a partir de primeiro de janeiro volta a assumir a cadeira do executivo de Mata de São João, elogiou a gestão de Marcos Adriano e segundo ele está encerrado com sentimento de dever cumprido, “é muito bom quando você é deputado, apoia o prefeito e ele corresponde, e Marcos Adriano com certeza melhorou a vida da população”, concluiu.
Ubaldino Amaral em seu discurso no hospital disse que a primeira ação do seu governo será voltada para a saúde, segundo ele a saúde deve ser sempre prioridade em qualquer gestão, e neste momento que o mundo vive a pandemia do novo Coronavírus o empenho tem que ser ainda maior.
Ubaldino disse que Marcos fez uma boa gestão e que está encerrado em grande estilo com uma série de inaugurações de obras importantes, porém prever que sua responsabilidade será muito maior, já que está entrando no terceiro mandato após 8 anos fora da Prefeitura e precisa fazer jus aos mais de 75% dos votos válidos, contra 25% de outros três candidatos. “Eu sei a responsabilidade que é enfrentar uma prefeitura, deverei enfrentar problema no Fundeb, tocar a saúde com essa pandemia e não sabemos como vai ser o apoio do Governo federal, mas reafirmo a população que saúde é primeiro lugar”, concluiu Babal como também é chamado o futuro prefeito.
Marcos é professor e foi secretário de Educação de Ubaldino por 8 anos, ele falou com muita propriedade sobre a escola que segundo ele foram muitas as viagens a Brasilia para conseguir a ‘belezura’ que acaba de entregar. Foram investidos mais de um milhão de setecentos mil na unidade de ensino. ” A gente fica feliz porque vai dar uma qualidade na educação que tem o poder de transformar, e por ser professor e ter esse olhar de acreditar muito na educação é que usamos todas as forças para contemplar esse bairro e a cidade como um todo, já que é uma escola de grande porte”,disse.
Quanto a saúde, Marcos disse que investiu bastante por entender que é muito necessário. tinha um hospital que não se encontrava nas melhores condições de atender a população, investiu nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), adquiriu vários veículos, “enfim, concluo meu governo tendo investido em todos os setores mesmo em um momento atípico que o mundo está vivendo com a pandemia do novo Coronavírus”, concluiu.