O futebol é sem dúvida o esporte mais popular e mais praticado no Brasil, em Conceição do Coité não é diferente, a grande maioria dos esportistas amadores da cidade tem como principal atividade a prática do futebol. Contudo, nos últimos tempos a democratização dos esportes tem se tornado mais visível e mais presente, atividades como futevôlei, crossfit, basquete, artes marciais entre outros, que por muito tempo não tinham tanta popularidade, hoje está cada vez mais comum.
O esporte como um todo tem um valor social importante, além da melhor qualidade de vida proporcionada pela atividade física, é um dos meios mais eficaz de inclusão e socialização.
O CN começa hoje dia 29 de janeiro uma série de cinco reportagens, mostrando os destaques em outras modalidades esportivas que vêm ganhando destaque na cidade.
Hoje conhecemos o Projeto Futevôlei, o esporte que cresce bastante a cada dia no país, tem suas origens nas praias carioca e hoje já se faz presente em todo Brasil.
Em Coité, Alex Jr, Elber Santos são jogadores de futebol amador com participação no Campeonato Intermunicipal de Seleções, junto com Tobinha também com passagem pela seleção coiteense, se tornou jogador profissional tendo disputado o campeonato baiano de 2020 pelo Atlético de Alagoinhas vice-campeão, hoje é atleta do Brasiliense, deram origem ao projeto Futevôlei.
De acordo com o grupo, inicialmente a ideia era fazer algo social e além disso ensinar o esporte para todas classes sociais, desenvolvendo um trabalho de muita técnica, contam atualmente com mais de 50 alunos, na sua maioria mulheres.
O Projeto acredita que com a prática do futevôlei as crianças carentes podem ter um aliado na luta contra a pobreza, e contra o ócio, um dos motivos de entrada no mundo das drogas, o projeto ainda convida, governantes e prefeituras para tentar encaixar o esporte como atividades física de escolas e creches municipais.
Veja a reportagem também em vídeo