Em contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), os estudantes têm contado com seus professores nas orientações sobre estudo final e equilíbrio emocional. O professor de Química da rede estadual, Paulo Costa, que tem contribuído nas aulas virtuais do projeto ENEM 100%, promovido pela Secretaria da Educação do Estado, destaca os assuntos mais recorrentes na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e dá dicas de relaxamento para esses últimos dias até o exame. As provas, na versão impressa, serão aplicadas nos próximos dias 17 e 24 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
Do montante de conteúdos da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, o professor Paulo Costa enumerou os mais recorrentes no ENEM: reações orgânicas e inorgânicas, eletroquímica, leis ponderais e estequiometria, equilíbrio químico, hidrólise e solubilidade, radioatividade, cinética química, isomeria, modelos atômicos, propriedades periódicas dos elementos, polímeros, termoquímica, soluções, propriedades coligativas, ligações químicas e compostos orgânicos, estados físicos, sistemas e misturas.
“Nesta reta final, é importante revisar funções orgânicas, isomeria, reações orgânicas, cinética química, estequiometria, forças intermoleculares, cadeias carbônicas e equilíbrio químico”, ressaltou. O educador destaca, ainda, que é importante “revisar os assuntos de forma tranquila, equilibrada, sem se cansar, assistir a um bom filme, ler um livro que goste, caminhar, ir a uma sorveteria”. E no dia “D” o candidato deve procurar manter a calma e confiar no seu potencial. “No dia da prova, a alimentação deve ser leve e é importante levar água, um bom chocolate e um salgadinho que goste. Na hora de responder, o ideal é iniciar pelas questões mais fáceis e a prova da disciplina que tem mais afinidade”.
O ENEM envolve, ainda, as provas de Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.