O vereador José Silvestre Nunes da Silva (PCdoB) popularmente conhecido por Zil de Barreiros, inicia seu terceiro mandato na função de presidente da Câmara Municipal de Riachão do Jacuípe. Ele foi eleito na manhã de sexta-feira, 1º, na Chapa 1 Legislativo Independente, pelo grupo de vereadores que farão oposição ao Governo Carlinhos Matos (DEM). Por ter mais idade que os outros 12 vereadores, [completou 65 anos um dia antes da posse] presidiu a primeira sessão que empossou os colegas, o prefeito e o vice.
A eleição parecia que ocorreria com chapa única, porém a bancada da situação que é minoria resolveu de última hora lançar Xavier (DEM) candidato a presidente; Nen de Aureliano (PDT) vice-presidente; Raimundo Chuá (DEM) primeiro secretário e Professor Leandro segundo secretário, diante deste fato houve um atraso de cerca de duas horas. Reaberto os trabalhos foi realizada a eleição e a oposição venceu por 8 votos a 5.
A Mesa Diretora da Câmara de Riachão do Jacuípe para o biênio 2021-2022 ficou composta, além de Zil de Barreiros na Presidência, Antônio Marcos (PP) na vice-presidência; Franklin dos Santos Santana (PSD) primeiro secretário e Gabriel Rocha Falcão Carneiro (PP) segundo secretário.
A nova Mesa Diretora empossou Carlos Matos (DEM) prefeito do município até 31 de dezembro de 2024 e Felipe Salles vice-prefeito.
Ao final dos trabalhos Zil em entrevista disse que três dias depois de ser reeleito para o terceiro mandato iniciou as articulações visando a presidência da Câmara, “algo que estava dentro do meu projeto político. Eu pensei concorrer em 2018, mas desisti sem ter colocado meu nome e apoiei outro colega, mas agora em 2020 foquei nesse objetivo e conversei com os colegas eleitos pela oposição e conseguimos”, disse Zil.
Barreiros é o principal Distrito de Riachão do Jacuípe cuja economia é forte no setor cerâmico, porém é a comunidade mais distante da sede do Município, são cerca de 40 km, em mais de duas décadas a comunidade tem representante na Câmara com Adonias Alves dos Santos, foi reforçada com a eleição de Zil a partir da eleição de 2012 fazendo oposição a Adonias. Nesta última Adonias apoiou Zé Filho para reeleição, enquanto Zil apoiou Lucas Willian. Nenhum dos dois tiveram êxito, e na eleição da Câmara se uniram para garantir a presidência da Câmara.
Em 2020 o Distrito reforçou ainda mais sua representação na Câmara com a eleição do Professor Leandro (DEM).