Teve início na manhã desta segunda-feira, 08/02, os trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Retirolândia, o ato marcou também a presença da primeira mulher na presidência da Casa desde que Retirolândia foi emancipado. Nayara de Dió (PT) ficará no comando nos próximos dois anos.
A primeira Sessão Ordinária de 2021 contou também com a participação do prefeito reeleito Alivanaldo Martins dos Santos, popularmente conhecido por Vonte do Merim (PSD) e do vice Railton Costa, “Rau” do Solidariedade, além de secretários municipais. Ainda por conta da pandemia o plenário esteve vazio, porém, a direção da Casa promoveu a transmissão via mídias sociais e todos que marcaram presença fizeram uso de máscara. Antes de inciar os trabalhos a presidente convidou o padre Ademir para um momento de oração e em seguida franqueou a palavra para todos os vereadores.
O vereador Beto do Ônibus (PP) agradeceu por está fazendo parte mais uma vez da Câmara, segundo ele as eleições de 2020 foram muito acirradas e naquele momento não se encontrava bem se saúde, “mas sou muito grato a Deus, uma coisa que quase não acreditava era está aqui mais uma vez, mas eu tinha certeza que papai do céu iria me manter nessa casa, e pode ter certeza povo do meu município, que tudo aquilo que eu puder fazer pra o bem estar e pra melhoria do meu povo irei fazer sim”, garantiu o vereador que diz ser de família humilde e já está no terceiro mandato. Ele encerrou o discurso pedindo um minuto de silêncio para reflexão, gratidão e reconhecimento.
A vereadora Néia da Saúde (PSD) que está estreando com mandato começou fazendo agradecimentos, se diz muito feliz de fazer parte daquela casa e que a população pode ter certeza, “eu fui eleita não para defender partidos, fui eleita para defender o povo e assim eu farei dentro das minhas possibilidades. A gente sabe que muita coisa dificulta, tem processo longo, e as vezes a gente não pode fazer o que a gente quer, mas o que tiver ao meu alcance estarei lutado por nosso povo que merece respeito. Estarei lutando, não por uma causa pessoal e sim pelo bem comum, esse foi meu lema da campanha e seguirei com ele até o fim”, garantiu.
O vereador Anailton de Merim (PSD) está de volta a Câmara, ele que legislou entre 2012 e 2016, esteve ausente na última legislatura enquanto isso ocupou cargo de secretário municipal. Ele agradeceu a população e reconheceu que está lá, graças a população retirolandense, disse que pretende fazer um trabalho com transparência e junto com todos colegas vereadores, “sabemos que temos um prefeito na cidade quem tem responsabilidade com o dinheiro público, sabemos também que o ser humano é falho, temos que ficar na fiscalização, sei da responsabilidade que o cargo que temos é de fiscalizar”.
O vereador Aquiles Nereu (PSD) após os agradecimentos fez uma solicitação a presidente da Casa e ao prefeito, que ambos deem publicidade nos atos, que sejam todos publicados no Diário Oficial, “falo isso porque já preocupado com o exercício de fiscalização, já percebi que tem portarias e decretos que não foram publicadas, então isso não é o caminho certo, não sei se é legal, algumas pessoas dizem que pode publicar e ficar pendurada na parede da prefeitura, não sei se isso existe mais no mundo de hoje, que o prefeito faça solicitação em ata também. Solicito que fique registrado aqui na casa que o vereador (Nereu) da base do prefeito solicitou que todos atos públicos fossem publicados no diário oficial, algo contratado com o dinheiro público justamente para isso”, justificou.
Aproveitando a explanação de Aquiles, a presidente Nayara de Dió (PT) saiu na defesa da Câmara ao afirmar que em pouco menos de 30 dias na casa e que “todos os atos do começo de janeiro até o dia de ontem estão publicados no D.O e continuarão e dentro do possível a gente vai tentar da uma visibilidade maior as ações da Câmara”, afirmou a presidente que acrescentou que é uma forma de prestação de conta também a sociedade.
Diego Cardoso reeleito pela oposição (PSDB) que é minoria ele disse que da mesma maneira que os vereadores da situação tem a responsabilidade de fiscalizar, pra ele é muito maior, precisa ‘correr’ atrás, fiscalizar mais porque é seu papel, porém garantiu ao prefeito e ao vice que estava presente, que “jamais senhor prefeito, senhor vice-prefeito chegará um projeto aqui que seja bom pra população, Diego Cardoso jamais votará contra, por outro lado, tudo aquilo que eu achar que traz incerteza que seja questionável estarei aqui e vou fazer o segundo mandato com muito mais rigor que no mandato passado”, afirmou.
O vereador Dhon do ACM (PCdoB) que também foi reeleito agradeceu por mais uma oportunidade de maneira especial a sua equipe, sua família e população, destacou a sede, o povoado Gameleira e o Bairro ACM. Segundo ele, esse segundo mandato terá um desafio maior, “mas vou continuar sendo o Jhon do primeiro mandato e só me resta pedir a Deus muita sabedoria.
O vereador Hugo do Economia (PT) que também é estreante começou agradecendo a família pelo apoio recebido no momento que mais precisava, a Deus e a população de Retirolândia pela confiança. Ele afirmou que o mesmo que prometeu na campanha tentará colocar em prática e lutará “e vou lutar sim, cada vez mais pela cidade, buscar ajudar nosso povo e fiscalizarei o máximo possível, fiscalizarei as licitações que eu acho muito importante nós vereadores fiscalizar”.
Guene do Contador (PCdoB) é o mais experiente da Casa, chega para o quinto mandato, teve passagem inclusive pela presidência. Assim como fizeram os colegas iniciou o discurso com agradecimentos, disse que não é fácil, mas quem trabalha Deus ajuda, disse também que não é fácil um vereador ter recebido voto em todas às urnas do município, “só tenho que agradecer a esse povo que confiou mais uma vez e me elegeu pra o quinto mandato, prometo não decepcionar, quero dizer que estamos juntos, peço força a Deus pra não deixar esse trabalho cair e vamos juntos para mais uma gestão de trabalho.
Nayara de Dió está no segundo mandato de vereadora e começa com a função de presidente da Casa, algo que nunca tinha acontecido antes na história do município, uma mulher no comando do Legislativo. Ao finalizar a primeira sessão de 2021 disse que está muito grata a Deus, a comunidade retirolandense que também elegeu como a mulher mais bem votada da historia do município, “ao mesmo tempo que o sentimento é de gratidão é também de muita responsabilidade de fazer um trabalho na casa de uma forma que contribua, para que a comunidade tenha muito claramente o papel dos vereadores e também contribuamos de alguma forma para o desenvolvimento do município. Portanto, acho que está postou o desafio grande aqui pra mim por conta que nós somos a minoria aqui, apenas duas mulheres, mas acredito também que temos grandes perspectivas de fazer uma grande trabalho pensando sempre no povo de Retiro”, afirmou.
Nayara falou também da emoção de ocupar um espaço cujo plenário leva o nome do seu pai Deodato João da Silva que teve quatro mandatos de vereador. Ela lembrou do seu ‘nome de guerra’ Nayara de Dió exatamente pela sua história e pelo aquilo que ele deixou de legado na política do município.”Então, pra mim é um motivo ainda mais de honrar tanto o seu nome porque ele se faz presente na minha vida, no meu dia a dia e nessa noite por conta da emoção tive um sonho muito forte com ele e sinto também um espaço de proteção, eu costumo dizer na história do meu pai na política que morre um homem mas fica o nome e tenho encontrado muitas pessoas que votaram em mim por ser filha de Dió”, falou com orgulho Nayara.
Nayara que foi eleita pela base do Governo Municipal e teve apoio da maioria para se eleger presidente da Câmara disse que vai fazer uma gestão muito tranquila no que diz respeito a relação com os vereadores da base e da oposição, segundo ela, são 7 vereadores que dão sustentação ao prefeito Vonte e dois contra e avaliou como tudo que foi dito não é mentira e que mesmo sendo maioria vai fazer um trabalho com harmonia e respeitando todos.
O vice-prefeito Rau que até o ano passado estava ocupado uma vaga de vereador de oposição, aceitou ao convite do prefeito Vonte para ser seu vice, fizeram uma campanha brilhante e venceram o pleito com a maior frente de votos na história do município. Rau disse ao Calila Noticias que ninguém melhor que ele pra saber o que passa o vereador e a luta deles para conquistar benefícios para o município. Me coloco no lugar deles e vou lutar junto com Vonte para atender os pleitos deles, observei cada discurso e me coloquei na situação de cada um”, afirmou Rau.
O prefeito Vonte do Merim ao avaliar esse momento que inicia os trabalhos legislativos tendo 7 dos 9 vereadores como aliados, ele disse que traz certa tranquilidade, porém admite que conta com todos para o trabalho, já que eles exercem o importante papel de fiscalizar e aprovar projetos. “É uma nova gestão, antes, fizemos uma gestão de muito trabalho, sabemos que vivemos um momento difícil, mas com certeza não vai faltar esforço para quem sabe ao final concluir o segundo governo melhor que o primeiro”.
O prefeito disse que todas reivindicações apresentadas nesta primeira sessão são possíveis o vereador falou das estradas e nós já estamos trabalhando, esperando o apoio do Consisal para dinamizar ainda mais as ações. Disse que as cobranças de Aquiles e Beto do Ônibus são válidas ” e com certeza o que tiver ao nosso alcance atenderemos as demandas de todos eles”, afirmou o prefeito.
Veja o resumo em vídeo com o repórter Paulo Marcos