A situação do aumento de casos de Covid-19 em todo estado da Bahia é muito preocupante, as taxas de transmissão e letalidade fizeram com que o Governo do Estado decretasse o toque de recolher para evitar que o vírus venha a se propagar ainda mais.
O município de Conceição do Coité no território do sisal embora esteja entre os primeiros com mais registros de casos em todo estado, desde dezembro do ano passado mantém os vírus ativos na casa dos dois dígitos, para se ter uma ideia, por vários meses ocupou a 13ª posição entre os 417 municípios baianos com maior quantidade de casos positivos, agora se encontra em 14º, trocou a posição com Santo Antônio de Jesus (SAJ).
De acordo com o boletim da SESAB (Secretaria de Saúde do Estado) Coité registrou 6.205 enquanto SAJ tem 6.701.
Boletim da Prefeitura
O boletim da Prefeitura está sempre mais atualizado que da SESAB, isto vale para todos os municípios.
Coité se mantém entre os municípios com a menor taxa de letalidade (28 óbitos), mesmo estando entre os que mais registraram casos, tem menos de 0,40% a taxa do Estado que é considerada entre as mais baixas do Brasil está em 1,72%. Os vírus ativos se mantêm nos dois dígitos, 69, sendo que 66 estão em isolamento domiciliar e três internados. Os casos suspeitos são 156 e monitorados 521 e os números podem ser considerados praticamente estáveis se comparados aos meses de dezembro e janeiro.
A população precisa se conscientizar que de um momento para o outro esse patamar pode ser mudado, teve um município na região que estava com apenas 3 casos ativos e cerca de uma semana depois chegou a 18 e quando se observa os casos suspeitos e monitorados é um prenúncio de futuros casos positivos.