O psicólogo Itamar Carneiro, nascido em Goiabeira foi aprovado em três doutorados nas instituições mais importantes do Brasil, reconhecidas internacionalmente pela formação de pesquisadores na área da Saúde Coletiva e Saúde Pública.
A primeira aprovação foi no Instituto René Rachou (IRR), unidade da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) em Minas Gerais que é uma das mais importantes instituições de pesquisa em ciências biomédicas no país, gozando de grande prestígio nacional e internacional.
A segunda aprovação foi no Instituto de Saúde Coletiva (ISC) na bicentenária Universidade Federal da Bahia (UFBA), um centro de formação avançada que busca desenvolver uma perspectiva inovadora de ensino na área de Saúde Coletiva em parceria com organizações não governamentais, secretarias estaduais e municipais de saúde, ministérios, organizações nacionais e internacionais na área de saúde, além de diversos centros de pesquisa no Brasil e no exterior.

Por fim, o Psicólogo teve a sua terceira aprovação na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), também da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) no Rio de Janeiro, vinculada ao Ministério da Saúde, a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina que tem desenvolvido análises integradas, tecnologias, propostas e soluções para enfrentamento da pandemia por Covid-19 pelo SUS e pela sociedade brasileira.
Itamar Carneiro ressalta que o interesse para desenvolver o estudo veio do anseio como baiano e coiteense em contribuir na busca por soluções para o enfrentamento da pandemia no Território de Identidade do Sisal, composto por 20 municípios organizados através de Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Sisaleira da Bahia (Codes/Sisal).

“Eu sou Psicólogo de formação e Sanitarista e já participava dos debates acerca da participação social nas políticas públicas de saúde e como o engajamento comunitário aliado às comunicações de risco pode contribuir para o achatamento da curva de contágio, então comecei a me interessar em entender quais as estratégias foram adotadas por esses municípios para resposta ao novo coronavirus”, disse ao destacar que outra vantagem desta pesquisa é contribuir para a implantação de políticas públicas de saúde e o enfrentamento de pandemias e epidemias, bem como, outros problemas de saúde que acometem o território do sisal pensando em suas vulnerabilidades e fragilidades”, disse.

Segundo o pesquisador, o projeto aprovado induz a geração de conhecimento relacionado especialmente à prevenção e ao combate da atual pandemia do coronavírus no território do Sisal que apresenta peculiaridades no que se refere a investimentos públicos do governo federal, aos problemas da seca e as diferenças entre a zona urbana e zona rural. “Historicamente, essa região sempre passou por carências de recursos naturais, econômicos e sociais, o que amplia as desigualdades sociais e nos faz refletir como essa região, cantada por Dominguinhos e Gilberto Gil em Lamento Sertanejo, apresentada por Euclides da Cunha em Os Sertões e narrado por Graciliano Ramos em Vidas Secas de um sertão com solos pobre em nutrientes deram respostas à crise sanitária do coronavírus”, refletiu.
Origem
Itamar Carneiro é um dos 7 filhos de trabalhadores rurais de Goiabeira, uma comunidade rural que fica localizada a cerca de 8km da sede do município Conceição do Coité no interior da Bahia. É o segundo filho da família a alcançar o ensino superior e o primeiro a concluir o mestrado em Saúde Coletiva na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A sua inspiração em estudar a Saúde Pública vem de sanitaristas e professores como o Oswaldo Cruz, Sérgio Arouca, Zilda Arns, Jairnilson Paim, Gastão Wagner, Paulo Amarante, Maurício Barreto, dentre outros.