Voluntários da Brigada Anjos da Caatinga com sede em Nova Fátima, estão na Chapada Diamantina, mas precisamente no município de Lençóis. Brigadistas Voluntários trabalham incessantemente, realizando o trabalho com mochilas costais, pás, facões, enxadas, fazendo aceiros e apagando as chamas para evitar que o fogo se propague ainda mais.
Os voluntários foram a Chapada Diamantina no sábado (27) ajudar outras equipes no combate ao incêndio. O coordenador de operações Diego Sandes, falou que era muito importante está ajudando nesse combate, “onde estamos tendo uma perda ambiental muito grande em um território que concentra três biomas diferentes (Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado). Onde guarda uma biodiversidade rica e que ainda pouco estudada. A uma perda muito grande da biodiversidade. Nesse combate a equipe contou com apoio dos Voluntários Anjos da Chapada da cidade de Seabra”, disse Sandes.
Na madrugada de segunda-feira (29) a equipe foi acionada para atender um incêndio que acontecia em uma vegetação de sisal, na cidade de Mulungu do Morro. “As chamas poderia ser vista de longe e ficava próxima as residências. Chegamos por volta das 01h30, a equipe trabalhou incessantemente e às 11h conseguimos debelar o fogo”, concluiu.
A Brigada Voluntária Anjos da Caatinga atua em Nova Fátima e Região há pouco mais de 2 anos, e tem uma equipe que atua em combate a incêndio, primeiro socorros, emergência com abelhas, captura de animais peçonhentos, entre outros.
Veja o vídeo da ação dos Anjos da Caatinga