O sábado, 17 de abril de 2021, foi marcado por entregas de importantes benefícios para a população de Sítio de Quinto, município do Território Semiárido Nordeste II da Bahia para fortalecimento da Cultura, Infraestrutura, Educação e Lazer.
As atividades tiveram início às 09h quando o prefeito Jair do Santos (PSD) acompanhado dos deputados representantes do município na Câmara Federal e Assembleia Legislativa da Bahia, Claudio Cajado (PP) e Alex da Piatã (PSD), vereadores, secretários e demais autoridades, respeitando o decreto do Estado que permite eventos com até 50 pessoas e cumprindo as determinações dos órgãos de saúde para evitar a propagação do novo Coronavírus, entregou a Casa de Cultura Velho Quinto depois de reformada e revitalizada.
Os participantes, após o descerramento da placa acessaram o interior da Casa e foram recebidos por um grupo tocando o autêntico forró, o que emocionou a todos que diante da pandemia ficaram sem as festas juninas no ano passado e a tendencia é que se repita este ano novamente. O deputado Alex da Piatã disse que ‘bateu saudade’ ao ouvir o tradicional forró, “isso aqui resgata a auto-estima de um povo”, disse.
A coordenadora de Cultura do Município, professora Silvana Teixeira disse que o maior bem de um povo é sua história e que tem muitos projetos para a Casa da Cultura.
A secretária de Educação e Cultura, professora Elenice Andrade relatou a história e a origem da cidade. O município de Sítio do Quinto tem o seu nome originado do seu fundador ex-escravo “Velho Quinto”, que tinha uma pequena “bodega” onde ele vendia produtos variados em seu sítio. Na época, a região ficou conhecida pelos moradores como “Sítio do Velho Quinto” onde as pessoas se deslocavam para fazer compras e adquirir produtos mais baratos.
A comitiva ainda se encontrava na frente da Casa da Cultura quando o prefeito Jair entregou mais um ônibus do Caminho da Escola para a Secretaria de Educação. Na oportunidade, o deputado Alex da Piatã anunciou uma nova escola através do Governo do Estado para o Município.
Ao deixa a Casa da Cultura a comitiva se deslocou até o Jardim, povoado distante cerca de 25 km da sede onde o prefeito Jair entregou a Unidade Saúde da Família (USF) que recebeu o nome de Manoel Vieira Neto. Um dos agentes de saúde da comunidade, Manoel Santos da Conceição disse que a referida unidade vai atender uma média de 150 famílias do Jardim e comunidades circunvizinhas.
A frente da USF está sendo construída uma praça e o gestor entregou a primeira etapa, em seguida, debaixo de chuva, na mesma região fizeram entrega de uma passagem molhada.
Veja o resumo de todas as ações em vídeo institucional
https://youtu.be/Om_KM0NxDxw?t=39