A Secretaria de Saúde do Município de Conceição do Coité recebeu na quinta-feira, 20, mais 780 doses de vacina, pela primeira vez os coiteenses serão imunizados pela Pfizer/BioNtech, esta que inicialmente precisava ser armazenada em congeladores especiais, porém recentemente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou as exigências, flexibilizando a temperatura de conservação das doses, o que permitiu o envio para as cidades que não receberam os super congeladores.
Mesmo com a flexibilização a Secretaria de Saúde de Coité optou por montar uma estrutura na sua sede, onde funcionou por décadas do Fórum Durval da Silva Pinto. As 780 doses atenderão as faixas prioritárias nesta sexta-feira e amanhã (21 e 22), e na relação novas categorias foram inseridas, a exemplo de professores da ativa a partir de 40 anos, profissionais da comunicação (a partir de 50 anos), trabalhadores de transporte coletivo urbano e intermunicipal (a partir de 50 anos), trabalhadores da limpeza urbana (a partir de 40), e caminhoneiros (50).
Sobre a vacina da Pfizer
Um estudo feito pela Agência Coreana de Controle e Prevenção de Doenças (KDCA) mostrou que uma dose da vacina Pfizer têm eficácia de 86,6% na prevenção de infecções em pessoas com 60 anos ou mais. As informações são da Agência Reuters.
O resultado da pesquisa, no caso da vacina da Pfizer/BioNTech, mostrou que a eficácia foi de 89,7% na prevenção da infecção pelo menos duas semanas após a administração da primeira dose.
As descobertas da agência foram baseadas na análise de dados de 3,5 milhões de pessoas no país com 60 anos ou mais, incluindo 521.133 pessoas que receberam sua primeira dose – por dois meses a partir de 26 de fevereiro.
No Brasil, o Ministério da Saúde determinou o intervalo de 12 semanas (3 meses) o mesmo tempo da AstraZeneca (que tem eficácia semelhante a Pfizer) entre a primeira e segunda dose.
Veja o cronograma de vacinação em Coité nesta sexta 21/05
SÁBADO 22/05