Sem jogar desde o dia 5 de maio e após 17 dias de preparação, chegou o momento do Vitória provar que 2021 será diferente dos últimos anos. Nesta sexta-feira, 28, às 19h (horário de Brasília), o Rubro-Negro estreia na Série B diante do Guarani, no Brinco de Ouro, com objetivo de brigar pelo acesso e não pelo rebaixamento, como aconteceu nas duas últimas edições.
Para isso, o Vitória aposta com um elenco cheio de novidades em relação a equipe que disputou o primeiro semestre e caiu na primeira fase do Campeonato Baiano, nas semifinais da Copa do Nordeste e está na terceira fase da Copa do Brasil. Dos 14 reforços confirmados até aqui no ano, seis (43%) chegaram para a Série B: Bruno Oliveira, Lucas Silva, Guilherme Santos, Samuel Granada, Pablo Siles e Gabriel Inocêncio.
O Vitória ainda vive a expectativa de anunciar mais um reforço. O atacante Dinei, com passagem marcante pelo clube, entrou em acordo e deve ser confirmado a qualquer momento. Por outro lado, o clube também se desfez de alguns jogadores, casos de Alisson Farias, Aníbal Vega, Ruan Nascimento e Ruan Levine.
O período de folga também foi importante para recuperar jogadores. Desde a reta final do Baianão, 17 atletas foram diagnosticados com coronavírus no clube: David, Eduardo, Eron, Fernando Neto, Gabriel Bispo, João Pedro, João Victor, Ronaldo, Soares, Van, Vico, Yuri, Wallace, Aníbal Vega, Carlos, Ygor Catatau e Samuel. Além deles, três membros da comissão técnica ficaram afastados: Ednilson Sena, Rodrigo Santana e Flávio Tanajura, que chegou a ficar internado.
No departamento médico, o zagueiro Marcelo Alves se recuperou de cirurgia no joelho e está pronto para estreia. Por outro lado, Vico sofreu lesão muscular, e está fora. Recém-contratado, Gabriel Inocêncio passou por cirurgia no menisco do joelho e está afastado. Wallace e Van, em recondicionamento físico pós-Covid-19, e Guilherme Rend, que trata lesão muscular, completam a lista de desfalques.
Com tantas novidades, a escalação do Vitória para logo mais é um mistério. Certo mesmo é que Vico está fora e alguns reforços vão estrear. O provável time para a estreia na Série B tem: Ronaldo, Raul Prata, Marcelo Alves, João Victor (Mateus Moraes) e Roberto; Gabriel Bispo, Pablo Siles (Cedric) e Soares; Guilherme Santos, David e Samuel.
Globo Esporte