Centenas de agricultores e agricultoras do município de Santaluz no território do sisal foram beneficiados na última segunda-feira, 28, com importantes ações do Governo do Estado da Bahia através da Companhia de Desenvolvimento a Ação Regional (CAR) através do Programa Bahia Produtiva.
Um evento simples com uma participação reduzida de pessoas e cumprindo todas medidas de biossegurança determinadas pelos órgãos de saúde pública, aconteceu no Centro de Apoio Aos Interesses Comunitários de Santaluz (CEAIC) e contou com a presença do deputado estadual Osni Cardoso (PT); suplente de deputada federal Elisangela Araújo (PT); Urbano Carvalho representando o Movimento Sindical; José Hamilton, secretário municipal de Agricultura; Domingos Magalhães, assistente territorial do Bahia Produtiva, além das diretorias das associações envolvidas e José Silva gerente territorial da CAR.
Segundo José Silva o que aconteceu na terça-feira em Santaluz foram entregas simbólicas dos investimentos que já vêm ocorrendo no município, com recursos do Governo do Estado através do Bahia Produtiva, programa gerenciado pela CAR, autarquia vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR), sendo que este investimento é oriundo da parceria do Governo do Estado e Banco Mundial.
Ainda de acordo com Zé Silva ações deste tipo ocorrem em todo estado e no caso especifico de Santaluz são cinco convênios que estão em execução, quatro na área da caprinocultura e um de bovinocultura de leite. O investimento financeira gira em terno de R$ 4,6 milhões.
As duas associações contempladas com carros e motos durante o evento de segunda feira foram: Associação dos Moradores e Pequenos Produtores de Gravatá e Adjacências e Cooperativa de Beneficiamento e Comercialização (Coobencol).
Zé Silva detalhou cada setor na área da caprinocultura atendido pelo programa.
Além dos investimentos que vem sendo feitos nestes cinco convênios, segundo Zé Silva, foram anunciados outros dois que irão chegar, sendo que um para beneficiamento de frutas atenderá os moradores do Povoado Miranda e Região, e o mesmo para Coobencol que já está concluindo o de caprinocultura e recebe outro na área de frutas. “São mais de um milhão e meio nesse novo convênio”, afirma José Silva.
Durante o evento foi lembrado que existem três cooperativas do município de Santaluz que estão vinculados a um convênio de beneficiamento do leite, em São Domingos, mais precisamente no Povoado Ouro Verde e cada cooperativa receberá R$ 250 mil.
São inúmeras ações através da SDR/CAR que estão acontecendo e os participantes tiveram conhecimento.
Foi franqueada a palavra a todas lideranças e todos reconheceram o trabalho do Governo do Estado por tudo que tem feito em prol dos agricultores e agricultoras.