Até os 35 do segundo tempo, o goleiro Georgemy era o personagem principal da história de Bahia x Vila Nova pelas belas defesas que garantiam, até ali, um empate em 0 a 0 no estádio de Pituaçu. Em jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, o resultado bastava para o time baiano seguir para as oitavas de final. Mas foi em uma falha de Georgemy, ele recebeu o recuo da zaga e preparou o chutão para frente, momento que Gilberto avançou pra cima dele, a bola bateu na perna do atacante tricolor e morreu no fundo da rede, o único gol da partida. Agora, o Bahia aguarda o sorteio para saber quem enfrentará na próxima fase da competição.
Primeiro tempo
Apesar de precisar da vitória, o Vila Nova adotou uma postura reativa na primeira etapa. Recuado, aguardou as chances de contra-ataque, que não renderam o esperado; faltava velocidade para engatar. O Bahia, por outro lado, tentou construir. E conseguiu. Só faltou mesmo balançar a rede – em parte, por falta de pontaria; mas também pela ótima atuação do goleiro Georgemy. Thaciano e Gilberto perderam duas oportunidades cada um; Rossi e Patrick de Lucca mandaram para fora, e Matheus Galdezani parou em defesa do goleirão.
Segundo tempo
O time goiano manteve a estratégia na segunda etapa. O Tricolor seguiu tentando a construção. E Georgemy voltou a fechar a meta. Eis que se repetiu o cenário do primeiro tempo. Faltava, novamente, a bola na rede. Luiz Otávio tirou tinta da trave; Galdezani, Matheus Bahia e Rossi deram ao goleiro trabalho extra. Henan e Fernandinho ainda chegaram ao ataque, mas falharam nas finalizações. E foi aos 35 minutos que saiu o gol. Ironicamente, de uma falha de Georgemy, que, pressionado, mandou um chutão em cima de Gilberto. No giro do corpo do atacante, a bola entrou. Era 1 a 0 para o Bahia, que só confirmava a vaga nas oitavas.
Para além da importância esportiva, a vitória desta noite rende ao Bahia um alívio nos cofres. Com a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil, o Tricolor vai embolsar R$ 2,7 milhões.
Próximos jogos
O Vila Nova já tem compromisso marcado para este sábado; vai enfrentar o CSA, no Aníbal Toledo, às 19h (de Brasília), pela 3ª rodada da Série B. O Bahia volta a campo no dia seguinte, quando recebe o Internacional no estádio de Pituaçu, pela 3ª rodada do Brasileirão. A partida está marcada para as 20h30.
CN | GE