O Calila Notícias desde o começo da pandemia tem produzido matérias sobre os municípios baianos com mais registros de casos confirmados do novo Coronavírus, tomando como base os números publicados no site Infovis vinculado a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) que também detalha taxa de letalidade, Isolamento social, entre outros.
Por vários meses o município esteve na 13ª posição entre os 417 do estado e o segundo entre os 72 municípios que compõe a regional Centro-Leste encabeçado por Feira de Santana, porém um novo levantamento nesta quinta-feira, 22, mostra que houve uma desaceleração nos testes positivos e Coité perdeu 10 posições, ou seja, um tipo de perda satisfatória.
Um fato curioso é que a segunda posição está mantida quando se refere ao Núcleo Regional de Saúde Centro-Leste, o que significa dizer que os municípios deste NRS também não tiveram crescimento.
Vale ressaltar que os números apresentados no Infovis sempre divergem dos que são apresentados nos boletins dos municípios. Veja as duas situações quando se refere a Coité.
Números de Coité na SESAB (Infovis); 8.036 casos positivos / casos ativos 32/ óbitos 45 / 0,56% taxa de letalidade;
Números de Coité boletim municipal dia 21/07; 8.290 casos positivos/ 61 casos ativos / óbitos 43 / 0,51% taxa de letalidade.
Independentemente dos números do estado e do município uma coisa mantém Coité na parte baixa da tabela quando o assunto é taxa de letalidade desde o começo da pandemia, jamais chegou a 0,60%. Se município aparece entre os 25 primeiros com mais casos registrados é o que tem menos mortes neste grupo e entre os 20 em todo estado com menor taxa de letalidade.
O Estado da Bahia tem 2,15% de taxa de letalidade, o Nordeste 2,42% e o Brasil está com 2,80%.