Foi sem grandes dificuldades que o Grêmio bateu o Vitória por 3 a 0, na noite desta terça-feira, 27, e colocou um pé na vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. No Barradão, o time gaúcho tomou conta do primeiro tempo e abriu o placar com Ricardinho. Na segunda etapa, o Rubro-Negro se abriu e até chegou ao ataque, descoordenado e ineficiente. Léo Pereira fez o segundo do Tricolor e Diogo Barbosa assegurou, nos últimos minutos, a boa vantagem gremista para o jogo de volta das oitavas.
O jogo
Primeiro tempo – Só deu Grêmio. Diante de um Vitória que mal passava do meio de campo, o time gaúcho teve liberdade para dominar o primeiro tempo, buscando jogadas principalmente pelas laterais. Jean Pyerre e Darlan poderiam ter aberto o placar, mas foi Ricardinho quem primeiro balançou a rede. Aos 30, a bola sobrou na cara do gol para o atacante, que havia caído, dominar e bater. O gol foi validado pelo VAR após uma paralisação de oito minutos. A única chance do time baiano – se podemos classificar assim – foi após uma cobrança de escanteio, em que João Victor desviou para fácil defesa de Gabriel Chapecó, aos 44 minutos.
Segundo tempo – Eis que o Vitória, enfim, chegou no ataque! Mas sofrido, sem organização ou eficiência. Aos três, David poderia ter feito um golaço, mas mandou para fora. Cinco minutos depois, Léo Pereira ampliou para o Grêmio: Darlan aproveitou a falha de saída de bola de Marcelo Alves, tocou para Ricardinho, que rolou para Pereira deixar o dele. O Rubro-Negro se abriu mais para chegar à frente e viu Guilherme Santos parar em boa defesa de Chapecó. O time gaúcho, então, passou a administrar a partida, em ritmo de treino. Roberto ainda desperdiçou a melhor chance do Vitória aos 46; dois minutos depois, Diogo Barbosa deu números finais à partida.
Próximos jogos
O Vitória volta a campo pela Série B neste sábado, às 16h30 (de Brasília), quando recebe o Avaí, pela 15ª rodada. No mesmo dia, às 21h, o Grêmio enfrenta o Bragantino no Nabi Abi Chedid, pela 14ª rodada da Série A.
Pela Copa do Brasil em jogo de volta na Arena Grêmio será na terça-feira, 03, o Leão vai precisar de 4 gols de diferença para classificar direto ou três para levar a decisão nas penalidades. Se perder por dois de diferença o time de Felipão garante vaga nas quartas de final.