Terminou no final da tarde deste domingo, dia 08, o mutirão de oftalmologia realizado em Itapicuru, município localizado no território Litoral Baiano, Agreste Baiano, pelos médicos do Instituto Mais Visão. A entidade é uma Associação criada com o intuito de atender a população carente na área de oftalmologia, fomentando parcerias e idéias inovadoras para que toda a estrutura de exames e consultas cheguem aos lugares mais distantes do nordeste. A ideia é atingir o maior número de habitantes por médico oftalmologista no nordeste brasileiro e assim contribuir para a redução dos índices de problemas de saúde visuais.
Segundo o vice-prefeito do município e secretário de Saúde, José Caldas, o mutirão durou quatro dias. Na quinta e sexta-feira foram realizados os atendimentos na sede do município e no sábado e domingo na comunidade Lagoa Redonda na divisa com Tobias Barreto, Sergipe. Foram feitos os exames refração completa, diagnostico e tratamento de glaucoma, catarata, pterígio e varias outras patologias, mais de 10 tipos de exames oftalmológicos para prevenir a cegueira evitável.
Acompanhado por oito vereadores e o prefeito José Moreira de Carvalho (PSD), o deputado estadual Alex da Piatã esteve na manhã de sexta-feira, dia 06, no local de atendimento na sede e percebeu a satisfação das pessoas, a organização do atendimento, evitando aglomeração e a logística para encaminhamento dos pacientes que precisam de acompanhamento em Salvador e para isso os organizadores garantiram que, aqueles que precisam, são encaminhados para tratamentos e cirurgias pelo SUS e auxilio pôs tratamento através dos portais de comunicação do Instituto.