O governador Rui Costa (PT), visitou na manhã desta sexta-feira (13), São José do Jacuípe, município localizado no território do Jacuípe, onde entregou a ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água Sisal/Pedras Altas, com o investimento de R$ 8,5 milhões. O sistema irá beneficiar 21 municípios, além de São José do Jacuípe, serão beneficiados Quixabeira, Várzea da Roça, Mairi, Várzea do Poço, Capela do Alto Alegre, Pintadas, Gavião, Nova Fátima, São Domingos, Valente, Pé de Serra, Riachão do Jacuípe, Ichu, Candeal, Jacobina, Caém, Retirolândia, Conceição do Coité, Santa Bárbara e Ipirá.
Ao falar para o CN, o governador Rui Costa disse que a capacidade de tratamento de água da estação passou de 200 litros por segundos para 400, mais uma etapa de um total de R$ 139 milhões em investimentos que está fazendo na região e faz parte do programa Água Para Todos.
Entenda o que foi feito – O presidente da Embasa, Rogério Cedraz, explicou que “esta é uma obra extremamente importante e que fecha um grande projeto. Nós transferimos a captação para a Barragem de Pedras Altas, realizamos uma grande obra interligando a Barragem de Ponto Novo até Pedras Altas, fizemos as adutoras de água bruta e encerramos com a duplicação da estação de tratamento de água. Agora podemos atender todos esses municípios com água de qualidade, quantidade e segurança”, afirmou.
Rui visitou escola
O governador cumpriu um ritual que realiza desde a primeira visita ao interior quando assumiu o Governo em visitou o Colégio Estadual Berilo Vilas Boas e o ginásio de esportes e autorizou a reforma do mesmo, mas disse que doía na alma autorizar reforma de prédios públicos por falta de cuidados dos gestores que podiam conserva-lo para não deixar acabar. Para o prefeito Peris (PP), não receber sozinho a reclamação, o governador concluiu: “Isso vale para todos os prefeitos”.
Curtas
A presença do governador é um município é sempre marcada por alguns acontecimentos extras, principalmente quando antecede eleições. O CN registrou alguns.
Ausência de prefeitos do DEM – Faltam um ano e dois meses para as eleições, a expectativa é que a do próximo ano seja bastante acirrada, principalmente para os cargos de executivo. Nem mesmo nos atos oficiais os prefeitos contrários a base do governador Rui Costa estão comparecendo. Dos 21 municípios beneficiados com o Sistema Integrado inaugurado em São José, quatro são prefeitos do DEM: Valente, Quixabeira, Riachão do Jacuípe e Candeal. Destes, apenas Ubaldino Amaral, prefeito de Valente mandou o seu vice José Robson Duarte Cunha lhe representar. Zé de Zeli estava acompanhado do vereador Vado (DEM).
Soltaram os fogos para a pessoa errada – Nos eventos promovidos pelo governo do estado no interior o cerimonial tem limitado a lista em relação aqueles que usarão da palavra, geralmente discursa os senadores, deputado federal majoritário. prefeito e Rui encerra. No caso de São José, abriram uma exerção para o deputado estadual Alex da Piatã por ser o deputado mais votado na eleição de 2016 no município e ao ser anunciado o “fogueteiro” mandou vê e botou fogo na girândola que estava reservada para o prefeito. O locutor oficial pediu desculpas ao prefeito Peris e colocou a culpa no cerimonial. O problema é que Alex da Piatã é o deputado votado pela grupo de oposição a Peris. No fim das contas, teve fogos para o deputado contrario ao prefeito e restou uma girandola que foi acionada no momento que foi anunciado o prefeito. O governador ficou sem fogos.
Sorte de Wagner – O governador Rui Costa disse em seu pronunciamento que Wagner é um homem de sorte. “Foi ele (Wagner) que criou o programa água para todos e na ocasião recebeu ajuda de Lula e Dilma. Agora (Bolsonaro) não colocou um real para projetos novos”, lamentou o petista.
Rui saiu de todos os grupos no WhatsApp – Ao falar da construção de uma unidade hospitalar em Capim Grosso, o governador disse que ainda tem gente ligada ao presidente Bolsonaro lhe criticando pelas redes sociais. Cansado daquela quantidade enorme de grupos no WhatsApp e as dificuldades pra acompanhar o fluxo de informação diária, além de muitas informações falsas, resolveu “sair” de todos eles. “Eram mais de 100”, finalizou.